ANÁLISE DA PRESENÇA DE DISCIPLINAS QUE VERSAM ACERCA DAS NEUROCIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Formação Docente, Neurociência

Resumo

A neurociência e os conhecimentos oriundos de seus estudos têm um grande potencial para contribuir na educação, já que processos internos como memória, aprendizagem e atenção são aspectos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem e, portanto, são assuntos de incumbência também do professor. Assim, este texto objetiva analisar a existência de disciplinas e cursos envolvendo neurociência direcionados à formação docente sejam elas nas licenciaturas ou em formação continuada. Para tanto, foi executada uma revisão integrativa, entendida como a reunião de um arcabouço teórico e sua análise seguindo um certo rigor padronizado, a pesquisa foi realizada nos meses de junho e julho, resultando na seleção de cinco artigos científicos. Os estudos trazem que, na licenciatura, os estudantes não tem acesso a disciplinas que sejam voltadas para a neurociência, logo, os professores tendo como base somente sua graduação não possuem repertório necessário para o melhoramento de sua prática profissional. Somente em cursos de formação fora da graduação, em que o objetivo é a aproximação dessas duas áreas, neurociência e educação, o docente consegue adquirir esse conhecimento que facilita a sua atuação. Com isso, conclui-se que há uma ausência, concernente a oferta de conhecimento focado em neurociência durante a graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Emanuel Neves DE SOUSA, Centro Universitário Maurício de Nassau

Discente do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau – UNINASSAU, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa GEPAE (CNPq/IMES).

Bruna Silva SOUTO, Centro Universitário de Excelência - UNEX

Discente do curso de Psicologia do Centro Universitário de Excelência – Unex, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa GEPAE (CNPq/IMES).

Gênesis Guimarães SOARES, Centro Universitário de Excelência - UNEX

Docente no curso de Psicologia do Centro Universitário de Excelência – Unex, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, coordenador e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa GEPAE (CNPq/IMES).

Referências

AMARAL, Maria Gerlaine Belchior; GALVÃO, Willana Nogueira Medeiros; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Neurociência na formação de professores: uma análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura de uma universidade pública do Nordeste. Interfaces da Educação, v. 13, n. 38, p. 332-351, 2022. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4866>. Acesso em: 05 de jul. de 2024.

CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trabalho, Educação e Saúde, v. 8, n. 3, p. 537-550, 2011. Disponível em: <https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1589?articlesBySimilarityPage=3>. Acesso em: 05 de jul. de 2024.

FILIPIN, Geórgia Elisa et al. Formação continuada em Neuroeducação: percepção de professores sobre a neurociência e sua importância para a educação. Experiência, v. 3, n. 1, 40-57, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/24760>. Acesso em: 05 de jul. de 2024.

LIMA, Karine Ramires et al. Formação continuada em neurociência: percepções de professores da educação básica. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 2, p. 361-376, 2020. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11512>. Acesso em: 05 de jul. de 2024.

SOUSA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n.1, p. 102-106, 2010. Disponível em: <https://journal.einstein.br/pt-br/article/revisao-integrativa-o-que-e-e-como-fazer/>. Acesso em: 05 de jul. de 2024.

VIZZOTTO, Patrick Alves. A Neurociência na formação do professor de Física: Análise curricular das licenciaturas em Física da região Sul do Brasil. Revista Insignare Scientia (RIS), v. 2, n. 2, p. 150-165, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10838>. Acesso em: 05 de jul. de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

DE SOUSA, João Emanuel Neves; SOUTO, Bruna Silva; SOARES, Gênesis Guimarães. ANÁLISE DA PRESENÇA DE DISCIPLINAS QUE VERSAM ACERCA DAS NEUROCIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 381–386, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2517. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 9: Didática, Formação Docente e Currículo na Educação Básica