ANÁLISE DA PRESENÇA DE DISCIPLINAS QUE VERSAM ACERCA DAS NEUROCIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Palavras-chave:
Currículo, Formação Docente, NeurociênciaResumo
A neurociência e os conhecimentos oriundos de seus estudos têm um grande potencial para contribuir na educação, já que processos internos como memória, aprendizagem e atenção são aspectos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem e, portanto, são assuntos de incumbência também do professor. Assim, este texto objetiva analisar a existência de disciplinas e cursos envolvendo neurociência direcionados à formação docente sejam elas nas licenciaturas ou em formação continuada. Para tanto, foi executada uma revisão integrativa, entendida como a reunião de um arcabouço teórico e sua análise seguindo um certo rigor padronizado, a pesquisa foi realizada nos meses de junho e julho, resultando na seleção de cinco artigos científicos. Os estudos trazem que, na licenciatura, os estudantes não tem acesso a disciplinas que sejam voltadas para a neurociência, logo, os professores tendo como base somente sua graduação não possuem repertório necessário para o melhoramento de sua prática profissional. Somente em cursos de formação fora da graduação, em que o objetivo é a aproximação dessas duas áreas, neurociência e educação, o docente consegue adquirir esse conhecimento que facilita a sua atuação. Com isso, conclui-se que há uma ausência, concernente a oferta de conhecimento focado em neurociência durante a graduação.
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Referências
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