A LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL: memórias do proler carcerário
Palavras-chave:
Educação, Proler Carcerário, RessocializaçãoResumo
Os projetos de incentivo à leitura desenvolvidos em presídios, a exemplo do PROLER carcerário, vêm atuar no sentido contrário aos modelos dominantes de ação e representação sobre os sujeitos privados de liberdade. Quando os apenados são libertos, encontram barreiras que de fato o impedem de reingressar na sociedade, uma vez que a oferta de empregos são escassas para essas pessoas, somando-se a isso o preconceito e a baixa escolaridade ou qualificação profissional que agrava o acesso dessas pessoas ao trabalho formal. Projetos como o PROLER Carcerário exigem reflexões no campo pedagógico e a adoção de metodologias de ensino adequados ao perfil dos sujeitos assistidos, situados à margem da sociedade, sobretudo, por ser o espaço prisional um ambiente para a reeducação e reinserção do apenado à sociedade. Tais projetos devem ser compreendidos como projetos educacionais, pois objetiva alcançar mudanças sociais a partir da educação como instrumento de transformação do ser humano.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de Execução Penal - lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Brasília: Ministério da Justiça, 1984.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos>. Acesso em: 28/07/2024.
Decreto n° 519 de 13 de maio de 1992. Diário Oficial da União – Seção 1 – 14/05/1992, Página 6030 (Publicação Original). Disponível em: Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br). Acessado em: 28/07/2024.
CÂMARA, Heleusa Figueira. Além dos Muros e das Grades (discursos prisionais). Editora EDUC-Fapesp. São Paulo, SP. 2001.
CÂMARA, Heleusa Figueira. Reinvenções da Vida em Escritas na Prisão. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 86, p. 105-126, nov. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia Do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GODINHO, Ana Claudia Ferreira. JULIÃO, Elionaldo Fernandes. REMISSAO DE PENA PELA LEITURA: o direito à educação em disputa. Educação Unisinus — v.25 (2021)
RICOEUR, Paul. A Memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP. Editora Unicamp.
SHARPE, Jim. A História Vista de Baixo. In: BURKE, Peter (Org.). A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 1992. p. 39-62.
SILVA, Giuslane Francisca da. A Memória Coletiva. Aedos, Porto Alegre, v. 8, n. 18, p.
-253, Ago. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.