O ENSINO DE GEOGRAFIA INTEGRADO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Alfabetização

Resumo

O presente relato foi elaborado com base nas diversas experiências proporcionadas pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB do campus de Jequié, especificamente no Núcleo de Pedagogia. O objetivo desse texto será abordar uma das experiências significativas que ocorreram durante o período de regência da residente em sala de aula. Neste contexto, foram desenvolvidas atividades interdisciplinares que integraram as disciplinas de Geografia e História, utilizando o método Sociolinguístico de Alfabetização como abordagem central. Este momento foi particularmente relevante, não apenas para o processo de formação dos alunos envolvidos, que tiveram a oportunidade de vivenciar uma abordagem pedagógica inovadora e integrada, mas também para minha própria formação enquanto residente e futura docente. A experiência proporcionou uma valiosa oportunidade de reflexão e aprendizado, contribuindo significativamente para o meu desenvolvimento profissional e para a aquisição de habilidades pedagógicas essenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taísa Santos SACRAMENTO, Southwest Bahia State University

Graduanda no curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, campus de Jequié  ex residente bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Referências

BRASIL. Edital CAPES 04-2022 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022 Edital_1692979_Edital_24 2022.pdf. Acesso em: 26/04/2023

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. São Paulo: Ed. Loyola.1992.

MENDONÇA, O. S. A eficiência do método sociolinguístico: uma nova proposta de alfabetização. Acervo Digital Unesp, 13 jul. 2011. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/39828. Acesso em 02/05/2023

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

SACRAMENTO, Taísa Santos. O ENSINO DE GEOGRAFIA INTEGRADO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 234–239, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2426. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 5: Alfabetização, Letramento e Linguagem da Sociedade