A BNCC E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

BNCC, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

Na Educação infantil os eixos cuidar, educar e brincar são componentes pedagógicos indissociável. Assim, este trabalho trata-se de um estudo acerca do brincar na educação infantil em tempos da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, que refletirá o papel das interações e da brincadeira no processo de aprendizagem da criança da Educação Infantil. No primeiro momento será discutido como foi instituído o brincar desde a implementação da BNCC e como este eixo está estruturado neste documento. Após, será destacado o brincar como direito de aprendizagem e de experiência da BNCC, apoiados em Vygotsky, (1994), Friedman, (1996), Kramer, (2002). Para alcançar o objetivo a pesquisa foi conduzida mediante a uma revisão bibliográfica, a partir de leituras de artigos científicos e BNCC (2018). Diante dos dados produzidos, percebeu-se que a BNCC reforça valoriza o brincar na Educação Infantil como um elemento facilitador essencial da aprendizagem. Sendo assim, a BNCC é um documento que foi consequência de movimentos educacionais que visavam uma educação mais estruturada. Hoje, se consolida como normativo e reconhece as habilidades e competências que as crianças devem desenvolver nessa etapa fundamental da Educação, por isso a relevância do brincar neste documento.

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Biografia do Autor

JÉSSICA SANTOS DE AZEVEDO, Southwest Bahia State University

Graduanda no curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié. E-mail: 201920735@uesb.edu.br

MARILETE CALIGARI CARDOSO, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Letras – DCHL. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGed/UESB). Coordenadora do GEPELINF - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ludicidade e Infância.

Referências

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VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 5. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

DE AZEVEDO, JÉSSICA SANTOS; CARDOSO, MARILETE CALIGARI. A BNCC E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 150–155, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2120. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 3: Infâncias, Educação Infantil e Práticas Pedagógicas