A BNCC E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
BNCC, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTILResumo
Na Educação infantil os eixos cuidar, educar e brincar são componentes pedagógicos indissociável. Assim, este trabalho trata-se de um estudo acerca do brincar na educação infantil em tempos da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, que refletirá o papel das interações e da brincadeira no processo de aprendizagem da criança da Educação Infantil. No primeiro momento será discutido como foi instituído o brincar desde a implementação da BNCC e como este eixo está estruturado neste documento. Após, será destacado o brincar como direito de aprendizagem e de experiência da BNCC, apoiados em Vygotsky, (1994), Friedman, (1996), Kramer, (2002). Para alcançar o objetivo a pesquisa foi conduzida mediante a uma revisão bibliográfica, a partir de leituras de artigos científicos e BNCC (2018). Diante dos dados produzidos, percebeu-se que a BNCC reforça valoriza o brincar na Educação Infantil como um elemento facilitador essencial da aprendizagem. Sendo assim, a BNCC é um documento que foi consequência de movimentos educacionais que visavam uma educação mais estruturada. Hoje, se consolida como normativo e reconhece as habilidades e competências que as crianças devem desenvolver nessa etapa fundamental da Educação, por isso a relevância do brincar neste documento.
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Referências
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