ENSINO DE FILOSOFIA E SEUS ASPECTOS METODOLÓGICOS E AVALIATIVOS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Avaliação, Propedêuticas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os aspectos metodológicos e avaliativos que possibilita o ensino de filosofia. Em uma abordagem exploratória qualitativa, utilizamos como ferramentas para a construção dessa escrita as obras e as discussões de autores que se dedicam a pensar o ensino e a avaliação da aprendizagem na filosofia. Por toda a extensão da reflexão proposta, procuramos destacar a importância das metodologias e das abordagens avaliativas que preconizam o coerente fluxo do processo ensino-aprendizagem em filosofia, apresentando uma ótica crítica da postura do ente docente que se configura como o professor filosofo, perpassando a discussão sobre a importância dos textos filosóficos e do livro didático, bem como a aula dialógica para a promoção do filosofar e da construção da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Sousa ALEXANDRE , Southwest Bahia State University

 Graduando em filosofia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Email: alexandre.jeferson@icloud.com.

Referências

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. 1. Ed. Guarulhos-SP: Editora Cortez, 1980.

ASPIS, R. P. L. O professor de filosofia: O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO COMO EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305-320, set./dez. 2004. Disponível em https://www.cedes.unicamp.br

CERLETTI, A. Avaliação em Filosofia. Aspectos didáticos e políticos Revista Educar em, Curitiba, Brasil, n. 46, pág. 53-68, out./dez. 2012. Editora UFPR 63. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/qLJBtQmLty99qPBGqH3bvHj/abstract/?lang=pt#

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

GALLO, S. et al. (org). Filosofia do ensino de filosofia - Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

GONTIJO, P. E. Ensino de Filosofia e uso do Livro Didático: um debate necessário. 2019. Disponível em: https://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/oqnfp/article/view/681

LIMA, F. E. M.; FARIAS, M. R. Diálogo: Elemento de aprendizagem no ensino ee Filosofia. Disponível em https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/194

VELASCO, P. D. N. (org.). Ensino de – qual? – filosofia: ensaios a contrapelo / – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019. Disponível em https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/159

VIEIRA, W. J.; HORN, G. B. O sentido e o lugar do texto filosófico nas aulas de filosofia do Ensino Médio. Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, [S. l.], v. 1, n. 2, 2016. DOI: 10.5902/2448065723828. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/23828.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

ALEXANDRE , Jeferson Sousa. ENSINO DE FILOSOFIA E SEUS ASPECTOS METODOLÓGICOS E AVALIATIVOS. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 213–220, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2387. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

GT 4: Psicologia, História e Filosofia da Educação