JOGOS MATEMÁTICOS E GAMIFICAÇÕES: USO DOS JOGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

Palavras-chave:

MATEMÁTICA, JOGOS, BRINCADEIRAS

Resumo

Os jogos têm se mostrado uma ferramenta eficaz no ensino da matemática, proporcionando diversos benefícios aos alunos. Este trabalho examina como a integração de jogos nas aulas de matemática pode aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes, facilitando a compreensão de conceitos complexos e promovendo habilidades fundamentais como a resolução de problemas, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. O objetivo é Investigar e analisar as potencialidades da utilização de jogos nas aulas de matemática, destacando como essa abordagem pedagógica pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, além de melhorar o desempenho na disciplina. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica com autores como Borin (2007), Oliveira (2002), Kishimoto (1998) que são referenciais teóricos deste trabalho. Ao utilizar jogos, os professores podem criar um ambiente de ensino mais inclusivo e estimulante, que não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também prepara os alunos para os desafios do futuro. Este estudo destaca a importância de considerar os jogos como uma parte central do currículo de matemática, aproveitando seu potencial para transformar a experiência educacional e contribuir para a formação integral dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

NAYLA SANTOS RIBEIRO, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia – campus de Jequié; 202010201@uesb.edu.br

Referências

BORIN. A utilização de materiais pedagógicos e jogos educacionais na disciplina de matemática.2007.p.89 Disponível em www.brasilescola.uol.com.br.

BRASIL.ParâmetrosCurricularesNacionais:Matemática/SecretariadeEducaçãoFu ndamentalBrasília:MEC/SEF,1998

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Diferentes tipos de brinquedoteca. In: FRIEDMANN, Adriana. O direito de brincar: a brinquedoteca. 4. ed. São Paulo: Abrinq, 1998. p. 53-63

OLIVEIRA. Jogo e brincadeira.2002, p.90. Disponível em https://www.avm.edu.br.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

RIBEIRO, NAYLA SANTOS. JOGOS MATEMÁTICOS E GAMIFICAÇÕES: USO DOS JOGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 156–160, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2121. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 3: Infâncias, Educação Infantil e Práticas Pedagógicas