APLICAÇÃO DO REFORÇO POSITIVO NA ECOLALIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

Palavras-chave:

Análise do Comportamento, Ecolalia, Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Resumo

O presente texto aborda a aplicação do reforço positivo na ecolalia para o desenvolvimento da linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ecolalia, caracterizada pela repetição de palavras ou frases, é comum em crianças com TEA e, apesar de muitas vezes ser vista como um obstáculo à comunicação funcional, pode ser utilizada como uma ferramenta para o desenvolvimento da linguagem. O objetivo deste estudo é analisar como o reforço positivo, a partir da perspectiva da Análise do Comportamento, pode transformar a ecolalia em uma forma de expressão comunicativa mais funcional. Utilizando-se de um ensaio teórico, foram revisadas e discutidas as implicações da ecolalia no processo de aquisição da linguagem e o papel da modelagem e do reforço positivo para moldar comportamentos linguísticos. A discussão destaca a importância do reforço positivo, que aumenta a probabilidade de comportamentos desejados ao introduzir estímulos reforçadores. Conclui-se que o uso de estratégias de reforço positivo no ambiente educacional pode ser eficaz no desenvolvimento da comunicação em crianças com TEA, promovendo interações sociais mais significativas e uma melhor compreensão da linguagem. O estudo reforça a necessidade de práticas educacionais baseadas na Análise do Comportamento para apoiar o desenvolvimento dessas crianças.

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Biografia do Autor

Nykolle Silva MOREIRA, Southwest Bahia State University

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Excelência – UNEX. 

Gênesis Guimarães SOARES, Southwest Bahia State University

Mestre em Educação (PPGED/UESB); Docente no Curso de Psicologia - Centro Universitário de Excelência. genesis.soares@ftc.edu.br.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

MOREIRA, Nykolle Silva; SOARES, Gênesis Guimarães. APLICAÇÃO DO REFORÇO POSITIVO NA ECOLALIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 258–263, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2430. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 5: Alfabetização, Letramento e Linguagem da Sociedade