APLICAÇÃO DO REFORÇO POSITIVO NA ECOLALIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
Análise do Comportamento, Ecolalia, Transtorno do Espectro Autista (TEA)Resumo
O presente texto aborda a aplicação do reforço positivo na ecolalia para o desenvolvimento da linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ecolalia, caracterizada pela repetição de palavras ou frases, é comum em crianças com TEA e, apesar de muitas vezes ser vista como um obstáculo à comunicação funcional, pode ser utilizada como uma ferramenta para o desenvolvimento da linguagem. O objetivo deste estudo é analisar como o reforço positivo, a partir da perspectiva da Análise do Comportamento, pode transformar a ecolalia em uma forma de expressão comunicativa mais funcional. Utilizando-se de um ensaio teórico, foram revisadas e discutidas as implicações da ecolalia no processo de aquisição da linguagem e o papel da modelagem e do reforço positivo para moldar comportamentos linguísticos. A discussão destaca a importância do reforço positivo, que aumenta a probabilidade de comportamentos desejados ao introduzir estímulos reforçadores. Conclui-se que o uso de estratégias de reforço positivo no ambiente educacional pode ser eficaz no desenvolvimento da comunicação em crianças com TEA, promovendo interações sociais mais significativas e uma melhor compreensão da linguagem. O estudo reforça a necessidade de práticas educacionais baseadas na Análise do Comportamento para apoiar o desenvolvimento dessas crianças.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ATTY, Thais de Oliveira Queiroz. Alfabetização e letramento, princípios e processos: educação infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
BARROS, Romariz da Silva. Uma introdução ao comportamento verbal. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 5, n. 1, p. 73–82, 2003. Disponível em: https://rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/92. Acesso em: 1 set. 2024.
BEE, Helen; BOYD, Denise. A criança em desenvolvimento. São Paulo: Artmed, 2011.
MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio-teórico?. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 2, p. 320–332, mar. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000200010. Acesso em: 1 set. 2024.
MERGL, Marina; AZONI, Cíntia Alves Salgado. Tipo de ecolalia em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Revista CEFAC, v. 17, n. 6, p. 2072–2080, nov. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-021620151763015. Acesso em: 1 set. 2024.
OLIVEIRA, Mariana Trenche de. Ecolalia: quem fala nessa voz?. 2001. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.