PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica-PRP, Sala de aula, Nível silábicoResumo
O programa Residência Pedagógica (PRP) visa preparar o discente para a sala de aula de forma construtiva, proporcionando uma vivência prática na sala de aula, permitindo a integração entre teoria e prática. Nesse sentido, enquanto residente do Programa, o presente trabalho busca relatar uma experiência vivenciada em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Helder Thomaz, na cidade de Vitória da Conquista – BA. Além disso, trata-se de uma abordagem qualitativa, uma vez que, partiu da observação em sala de aula, elaboração e participação de uma atividade diagnóstica, através da qual é possível identificar o nível silábico de cada aluno. Por meio dessa experiência, foi possível traçar relações teóricas com práticas, trazer um vínculo afetivo com as crianças e a professora, o que faz toda a diferença em um ambiente educativo.
Downloads
Referências
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1999. (Edição comemorativa dos 20 anos de publicação).
GAMBOA, S. S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.
LEMOS, Leila Maria Rainha e ARAÚJO, Márcia Moreira de Araújo. Alfabetização na perspectiva discursiva. Vitória, ES: Diálogo, Comunicação e Marketing, 2021.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.