PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRICULARES NUMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA: ANÁLISE ACERCA DA BRANQUITUDE

Autores

  • Maria Luiza Amaral de Jesus ANDRADE Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Yan Caique de Souza BARROS Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Currículo, Branquitude, Práticas, Diversidades, Relações étnico-raciais

Resumo

No presente trabalho propõe-se uma aproximação com o alicerce teórico metodológico dos estudos acerca do conceito de branquitude nas práticas curriculares e pedagógicas. Assim, apresento inicialmente o pós estruturalismo como sendo uma corrente filosófica que propõe romper com as estruturas de poder, linguagem, saberes e conhecimentos que moldam a nossa ótica e a forma de agir e pensar diante do mundo. Posteriormente, trago a perspectiva teórica do conceito de branquitude no currículo à análise e a capacidade do mesmo em pensar práticas diversificadas pedagógicas e curriculares. Trata-se de uma pesquisa com revisão bibliográfica com o auxílio do aparato teórico dos seguintes autores(as): pensamentos de Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, Maria Aparecida Bento, Lia Vainer Schucman, entre outros. Por conseguinte, constatamos que o currículo se configura como um instrumento de disputa, logo, os estudos acerca dos mesmos mencionados são formas de problematizar sua recorrência no ambiente escolar e os efeitos que sua invisibilização pode causar nas relações étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Amaral de Jesus ANDRADE, Southwest Bahia State University

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual da Bahia e aluna especial dos programas de pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Yan Caique de Souza BARROS, Southwest Bahia State University

Bacharel em Psicologia, atua no contexto clínico a partir da abordagem fenomenológica-existencial, atualmente é mestrando no PPGED/UESB.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

ANDRADE, Maria Luiza Amaral de Jesus; BARROS, Yan Caique de Souza. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRICULARES NUMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA: ANÁLISE ACERCA DA BRANQUITUDE. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 417–421, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2523. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 9: Didática, Formação Docente e Currículo na Educação Básica