PERSPECTIVAS FEMININAS: EDITH STEIN, HANNAH ARENDT E A CONTRIBUIÇÃO DAS MULHERES NA HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA
Palavras-chave:
Filosofia, Luta, FemininaResumo
O presente estudo se apresenta como um relato de experiência desenvolvido no CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional de Vitoria da Conquista, em parceria com os discentes do Curso de Licenciatura em Filosofia, integrantes do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Seu principal objetivo é refletir as contribuições de figuras femininas como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, que desafiaram as normas sociais de sua época lutando pela liberdade junto ao pensamento filosófico das pensadoras Hannah Arendt (2010) especificamente sobre ação e liberdade, bem como a Fenomenologia de Edith Stein (1999), abordando a essência feminina e empatia, este esboço oferece uma outra perspectiva sobre a contribuição histórica dessas mulheres. Dessa forma, através “Projeto Bicentenário de Independência da Bahia – As Heroínas de Guerra” pretende-se enfatizar a importância dessas mulheres. Organizado pelos docentes do CETEP e dos bolsistas Pibidianos, tal projeto demonstra o impacto de iniciativas como essa na formação de um pensamento mais plural que discute a importância da mulher na história e composição das lutas por uma sociedade mais justa. Ao adotar uma abordagem interdisciplinar, combinando filosofia e história, apresenta-se a profundidade e a relevância dessas heroínas na construção de uma sociedade mais justa e plural.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Posfácio de Celso Lafer. Editora Forense Universitária. Rio de Janeiro, 2010a.
DAMASCENO, Karine Teixeira. 200 anos da Independência do Brasil na Bahia: Maria Felipa de Oliveira e outras tantas “guerreiras brasileiras”. Revista Angelus Novus, n. 17, 2021. p. 211819-211819.
SILVA, Joaquim Noberto de Souza. Brasileiras célebres. Senado Federal, Conselho Editorial, 2004. 162 p.
STEIN, Edith. A Mulher: sua missão segundo a natureza e a graça. Tradução: Alfred J. Keller. Bauru-SP:EDUSC, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.