ABORDAGENS AVALIATIVAS NO ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Avaliação da aprendizagem., Abordagens avaliativas.

Resumo

Este trabalho pretende verificar como, no ensino de filosofia, é conferido o processo da avaliação da aprendizagem, mais especificamente nas séries finais do nível básico da educação. Em uma abordagem exploratória qualitativa, utilizamos como ferramentas para a construção dessa escrita as obras e as discussões de autores que se dedicam a pensar a avaliação da aprendizagem e o ensino de filosofia, a fim de construir uma reflexão sobre o tratamento adequado conferido a esses campos. Buscamos, ainda, explicitar a função da avaliação no processo ensino-aprendizagem em filosofia, evidenciando as maneiras que possibilitam a existência de uma abordagem avaliativa integradora. Com base nisso, acentuamos que não há um tipo de avaliação que se configura como a mais adequada para o ensino de filosofia, o que existe, certamente e com base na reflexão promovida, é o tratamento mais adequado para que o movimento do ensino e da aprendizagem dessa disciplina ganhe sentido em sua prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Sousa ALEXANDRE , Southwest Bahia State University

Graduando em filosofia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. 1. Ed. Guarulhos-SP: Editora Cortez, 1980.

DIAS, M. B. O. Avaliação em Filosofia sim! Por que não? Uma proposta para a elaboração de instrumentos avaliativos da aprendizagem de Filosofia na Educação Básica. Revista Sul-Americana de Filosofia da Educação – RESAFE_2010.

ESTEBAN, M. T. A avaliação no cotidiano escolar. In:______. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista/ Jussara Hoffmann. - Porto Alegre: Mediação, 2009. (40 ed. atual. ortog) 104 р. ISBN: 978-85-87063-08-3

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componentes do ato pedagógico. 1ª edição. São Paulo:Cortez, 2011.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! - 32. Ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 1999. - (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.S).

SILVA, S. G. D.; MATOS, M. S. P.; ALMEIDA, M. D. Métodos avaliativos no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão. Cadernos de Educação, n. 47, p. 73-84, 24 out. 2014.

SOUZA, C. A. P. Avaliação da aprendizagem em filosofia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 27: Nov/2016-abr/2017, p. 33-41.

TAVANO, P. T. Práticas de Avaliação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

ALEXANDRE , Jeferson Sousa. ABORDAGENS AVALIATIVAS NO ENSINO DE FILOSOFIA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 204–212, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2386. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 4: Psicologia, História e Filosofia da Educação