ABORDAGENS AVALIATIVAS NO ENSINO DE FILOSOFIA
Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Avaliação da aprendizagem., Abordagens avaliativas.Resumo
Este trabalho pretende verificar como, no ensino de filosofia, é conferido o processo da avaliação da aprendizagem, mais especificamente nas séries finais do nível básico da educação. Em uma abordagem exploratória qualitativa, utilizamos como ferramentas para a construção dessa escrita as obras e as discussões de autores que se dedicam a pensar a avaliação da aprendizagem e o ensino de filosofia, a fim de construir uma reflexão sobre o tratamento adequado conferido a esses campos. Buscamos, ainda, explicitar a função da avaliação no processo ensino-aprendizagem em filosofia, evidenciando as maneiras que possibilitam a existência de uma abordagem avaliativa integradora. Com base nisso, acentuamos que não há um tipo de avaliação que se configura como a mais adequada para o ensino de filosofia, o que existe, certamente e com base na reflexão promovida, é o tratamento mais adequado para que o movimento do ensino e da aprendizagem dessa disciplina ganhe sentido em sua prática educativa.
Downloads
Referências
ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. 1. Ed. Guarulhos-SP: Editora Cortez, 1980.
DIAS, M. B. O. Avaliação em Filosofia sim! Por que não? Uma proposta para a elaboração de instrumentos avaliativos da aprendizagem de Filosofia na Educação Básica. Revista Sul-Americana de Filosofia da Educação – RESAFE_2010.
ESTEBAN, M. T. A avaliação no cotidiano escolar. In:______. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista/ Jussara Hoffmann. - Porto Alegre: Mediação, 2009. (40 ed. atual. ortog) 104 р. ISBN: 978-85-87063-08-3
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componentes do ato pedagógico. 1ª edição. São Paulo:Cortez, 2011.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! - 32. Ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 1999. - (Coleção polêmicas do nosso tempo; v.S).
SILVA, S. G. D.; MATOS, M. S. P.; ALMEIDA, M. D. Métodos avaliativos no processo de ensino e aprendizagem: uma revisão. Cadernos de Educação, n. 47, p. 73-84, 24 out. 2014.
SOUZA, C. A. P. Avaliação da aprendizagem em filosofia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 27: Nov/2016-abr/2017, p. 33-41.
TAVANO, P. T. Práticas de Avaliação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.