PSICOLOGIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: encontro com a diferença e desafios para a prática docente
Palavras-chave:
Educação, Saúde, PsicologizaçãoResumo
Os processos de psicologização e psicopatologização do espaço escolar constituem-se num tema e que indica discussões mais profundas tanto no campo da saúde, quanto no campo educacional. No presente texto, o objetivo é problematizar o entrelaçamento, ainda pouco orgânico, existente entre a psicologia e as práticas pedagógicas, em especial no que tange ao crescente desenvolvimento dos processos de psicologização dentro do espaço escolar. Através de reflexões teóricas, aliadas as experiências vividas, propõe-se, compreender o modo de funcionamento da relação que se estabelece entre professor e aluno, partindo do ponto de vista dos agentes de ensino – os próprios professores – elucidando suas queixas, e os desafios presentes no desenvolvimento de práticas inclusivas com vistas à equidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. C. O psicólogo escolar e os impasses da educação: implicações da(s) teoria(s) na atuação profissional. In Z. A. P. Del Prette (Ed.), Psicologia escolar e educacional: saúde e qualidade de vida (pp. 43-57). Campinas, SP: Alínea. 2001.
COLLARES, C. A. L; MOYSÉS, M. A. A. A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico (a patologização da Educação), 1996.
EDINGTON, V. L. T. A medicalização da infância: uma leitura psicanalítica. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Paz e Terra. 1967.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: educação como Prática da Liberdade. Paz e Terra. 1994.
KASSAR, M. de C. M., ARRUDA, E. E. de, & BENATTI, M. M. S. Políticas de inclusão: o verso e o reverso de discursos e práticas. In D. M. de Jesus, C. R. Baptista, M. A. S. C. Barreto & S. L. Victor (Eds.), Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa (pp. 21-31). Porto Alegre: Mediação. 2007.
LAJONQUIÉRE, L. Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis, RJ: Vozes. 1999.
MARTÍNEZ, A. M. (2005b). Inclusão escolar: desafios para o psicólogo. In A. M. Martínez, Psicologia escolar e compromisso social (pp. 95-114). Campinas, SP: Alínea.
MOYSÉS, M. A. A.; COLLARES, C. A. L. Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO (Org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
WELCH, G, SCHWARTZ, L, WOLOSHIN, S. (2008). O que está nos deixando doentes é uma epidemia de diagnósticos. Jornal do Cremesp, p. 12, fev. (texto publicado no The New York Times, em 02/01/2007; tradução de Daniel de Menezes Pereira).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.