PSICOLOGIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: encontro com a diferença e desafios para a prática docente

Autores

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Psicologização

Resumo

Os processos de psicologização e psicopatologização do espaço escolar constituem-se num tema e que indica discussões mais profundas tanto no campo da saúde, quanto no campo educacional. No presente texto, o objetivo é problematizar o entrelaçamento, ainda pouco orgânico, existente entre a psicologia e as práticas pedagógicas, em especial no que tange ao crescente desenvolvimento dos processos de psicologização dentro do espaço escolar. Através de reflexões teóricas, aliadas as experiências vividas, propõe-se, compreender o modo de funcionamento da relação que se estabelece entre professor e aluno, partindo do ponto de vista dos agentes de ensino – os próprios professores – elucidando suas queixas, e os desafios presentes no desenvolvimento de práticas inclusivas com vistas à equidade.

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Biografia do Autor

Yan Caique de Souza BARROS, Southwest Bahia State University

Bacharel em Psicologia, atua no contexto clínico a partir da abordagem fenomenológica-existencial, atualmente é mestrando no PPGED/UESB.

Ana Luiza Salgado CUNHA, Southwest Bahia State University

Professora assistente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora em Educação (UFSCar), Mestra em Educação e Pedagoga (UFV).

Maria Luíza Amaral de Jesus ANDRADE, Southwest Bahia State University

 Bacharel em Ciências Sociais pela UESB, graduanda em Letras Modernas pela Unigranrio. Atua como colaboradora nos grupos: Oju Obirin e Viva 's relacionados a epistemologias feministas.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

BARROS, Yan Caique de Souza; CUNHA, Ana Luiza Salgado; ANDRADE, Maria Luíza Amaral de Jesus. PSICOLOGIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: encontro com a diferença e desafios para a prática docente. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 192–198, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2383. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 4: Psicologia, História e Filosofia da Educação