IMPACTOS PSICOSSOCIAIS QUE ENVOLVEM O AUTISTA NA INFÂNCIA
Palavras-chave:
Autismo, Infância, ImpactosResumo
A criança autista enfrenta obstáculos no seu desenvolvimento social, tendo em vista as dificuldades no manejo desse quadro clínico. Esta pesquisa foi realizada tomando como base a seguinte pergunta norteadora, quais são os impactos psicossociais que envolvem o autista na infância? Esse trabalho analisa os prejuízos psicossociais que permeiam a criança autista. Trata-se de estudo de abordagem exploratória qualitativa em fontes secundárias, por meio de levantamento bibliográfico, realizado nas bases de dados de acesso livre. Foram incluídos artigos originais, revisão de literatura ou relato de experiência, artigos com resumos e complementos disponíveis para análise, publicados nos idiomas português e inglês, entre os anos 2005 e 2021, e artigos que contivessem em seus títulos e/ou resumos os seguintes descritores: ‘autismo’, ‘família’, ‘escola’, ‘inclusão’, ‘comunicação’ e ‘aspectos psicossociais’. Resultou em uma amostra final de 14 artigos. Assim, foi possível traçar os principais prejuízos psicossociais sofridos pela criança com Transtorno do Espectro Autista nos ambientes escolar e familiar, demonstrando a importância desses agentes na abordagem dessa questão. Verifica-se que é essencial a existência de uma equipe de profissionais educacionais treinados, qualificados e preparados para um bom aprendizado e manejo da criança autista, e um acolhimento familiar desse grupo social.
Downloads
Referências
BHAT, Shreya et al. Autism: cause factors, early diagnosis and therapies. Reviews in the Neurosciences, vol. 25, n. 6, p. 841-50, 2014.
BRASIL, Ministério da Saúde. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). 2014.
BRASIL, Presidência da República. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher et al. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação em Revista, v. 36, 2020.
DE SOUZA, Rachell Fontenele Alencar; DE SOUZA, Júlio César Pinto. Os desafios vivenciados por famílias de crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista. Perspectivas em Diálogo: Revista de educação e sociedade, v. 8, n. 16, p. 164-182, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10668>. Acessado em: 04 de abril de 2024.
FRANCÊS, Lyanny Araujo; MESQUITA, Amélia Maria Araújo. As experiências nos espaços-tempos da escola sob o olhar de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021..
MATTOS, Laura Kemp de; NUERNBERG, Adriano Henrique. Reflexões sobre a inclusão escolar de uma criança com diagnósticos de autismo na Educação Infantil. Revista Educação Especial,v1,.1,p.129-141,
NUNES, Débora Regina de Paula; BARBOSA, João Paulo da Silva; NUNES, Leila Regina de Paula. Comunicação Alternativa para Alunos com Autismo na Escola: uma Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021.
RODRIGUES, Leiner Resende; FONSECA, Mariana de Oliveira; SILVA, Fernanda Ferreira. Convivendo com a criança autista: sentimentos da família. Revista Mineira de Enfermagem, v. 12, n. 3, p. 321-327, 2008. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/272.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.