REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Pedagogia, Prática Pedagógica, Representação SocialResumo
Este artigo apresenta representações sociais sobre prática pedagógica, de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a partir da Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici (1978). O objetivo geral deste estudo foi analisar representações sociais de 20 (vinte) discentes do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia, da UESB, Campus de Vitória da Conquista, Bahia. Foi utilizado como instrumento de produção de dados o Questionário de Associação Livre (Q.A.L) com a expressão indutora “Prática Pedagógica”. A partir destes dados, identificamos o campo semântico das representações, estando relacionados com as características dos informantes. Os resultados indicam que as dimensões “planejamento”, “ensino” e “aprendizagem” aparecem entre os formandos de pedagogia como dominantes, evidenciando que a prática pedagógica integra um conjunto de fatores, sendo uma atividade que se preocupa com a formação de sujeitos que buscam uma transformação social.
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