REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia, Prática Pedagógica, Representação Social

Resumo

Este artigo apresenta representações sociais sobre prática pedagógica, de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a partir da Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici (1978). O objetivo geral deste estudo foi analisar representações sociais de 20 (vinte) discentes do oitavo semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia, da UESB, Campus de Vitória da Conquista, Bahia. Foi utilizado como instrumento de produção de dados o Questionário de Associação Livre (Q.A.L) com a expressão indutora “Prática Pedagógica”. A partir destes dados, identificamos o campo semântico das representações, estando relacionados com as características dos informantes. Os resultados indicam que as dimensões “planejamento”, “ensino” e “aprendizagem” aparecem entre os formandos de pedagogia como dominantes, evidenciando que a prática pedagógica integra um conjunto de fatores, sendo uma atividade que se preocupa com a formação de sujeitos que buscam uma transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Lima BONFIM, Southwest Bahia State University

Bolsista de Iniciação Científica no âmbito do Programa de Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), no Projeto intitulado "A organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos: articulação e continuidade da trajetória escolar”, coordenado pela profa. Dra. Nilma Margarida de Castro Crusoé (PPGEd/UESB).

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MOSCOVICI, Serge. A psicologia social das normas. Tradução de Andréa Castro. São Paulo: Edusp, 2009.

MOSCOVICI, Serge. A representação social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação: a formação dos professores e o trabalho docente. Lisboa: Editorial Notícia, 1992.

PERRENOUD, Phillippe. Dez novas competências para ensinar: mobilizar conhecimentos para educar com eficácia. Tradução de Maria do Carmo Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 8 ed., 2005.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

BONFIM, Júlia Lima; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA . Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 393–397, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2519. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 9: Didática, Formação Docente e Currículo na Educação Básica