UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO COM O GÊNERO FÁBULA: Fábulas de Liev Tolstói na sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Fábulas de Leon Tolstói, Letramento literário, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa-intervenção desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (UESB). As atividades propostas para a intervenção pedagógica foram planejadas com base no modelo de sequência básica de Cosson (2016) com vistas a promover o letramento literário em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. O gênero literário escolhido para o desenvolvimento da proposta foi a fábula, mais especificamente fábulas do escritor russo Liev Tolstói (1928-1910). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Alves de Lima FERREIRA, Southwest Bahia State University

Graduada em Letra- Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB em 2008. Especialista em Literatura Brasileira. Atuo como professora no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino. Mestrado em curso pelo programa Profletas- Universidade do Sudoeste da Bahia- UESB.

Halysson F. Dias SANTOS, Southwest Bahia State University

Graduado em Letras (UESB). Especialista em Teoria Literária e História Literária (UESB). Mestre e Doutor em Memória: Linguagens e Sociedade (PPGLMS-UESB). Professor Adjunto de Literatura Brasileira e Portuguesa do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade do Estado da Bahia (UESB). Professor no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Referências

COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da Literatura Infantil/juvenil. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1991.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2016.

COSSON, Rildo. Paradigmas do Ensino de Literatura. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2021.

DEZOTTI, Maria Celeste Consolin (org.). A tradição da fábula: de Esopo a La Fontaine. 1ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LA FONTAINE, Jean de. Fábulas. 1ª ed. Tradução e adaptação de René Ferri; Ilustrações de Gustave Doré. São Paulo: Lafonte, 2020.

LIMA, Jorge de. Calunga; O anjo. 3. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1959.

TOLSTÓI, Liev. Fábulas. 1ª ed. Tradução e adaptação de Tatiana Mariz e Ana Sofia Mariz; Ilustrações de Cárcamo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2009.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

FERREIRA, Liliane Alves de Lima; SANTOS, Halysson F. Dias. UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO COM O GÊNERO FÁBULA: Fábulas de Liev Tolstói na sala de aula. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 270–275, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2432. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 5: Alfabetização, Letramento e Linguagem da Sociedade