UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO COM O GÊNERO FÁBULA: Fábulas de Liev Tolstói na sala de aula
Palavras-chave:
Fábulas de Leon Tolstói, Letramento literário, Ensino FundamentalResumo
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa-intervenção desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (UESB). As atividades propostas para a intervenção pedagógica foram planejadas com base no modelo de sequência básica de Cosson (2016) com vistas a promover o letramento literário em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. O gênero literário escolhido para o desenvolvimento da proposta foi a fábula, mais especificamente fábulas do escritor russo Liev Tolstói (1928-1910).
Downloads
Referências
COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da Literatura Infantil/juvenil. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1991.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2016.
COSSON, Rildo. Paradigmas do Ensino de Literatura. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2021.
DEZOTTI, Maria Celeste Consolin (org.). A tradição da fábula: de Esopo a La Fontaine. 1ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LA FONTAINE, Jean de. Fábulas. 1ª ed. Tradução e adaptação de René Ferri; Ilustrações de Gustave Doré. São Paulo: Lafonte, 2020.
LIMA, Jorge de. Calunga; O anjo. 3. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1959.
TOLSTÓI, Liev. Fábulas. 1ª ed. Tradução e adaptação de Tatiana Mariz e Ana Sofia Mariz; Ilustrações de Cárcamo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.