MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ABANDONO, RETORNO E PERMANÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Mulheres, Educação de Jovens e Adultos, Visibilidade.

Resumo

O presente trabalho se propõe a investigar o percurso educacional de alunas que estudam na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas da rede estadual em áreas rurais de Vitória da Conquista na Bahia. Uma educação de qualidade ainda é inacessível para significativa parcela da população, e em se tratando das muitas mulheres que não conseguiram seguir o percurso educacional de forma regular e precisam da EJA, essa dificuldade se intensifica pelo fato de serem mulheres. Discriminação, subalternização, violência simbólica e/ou física estão presentes em seus cotidianos. Por meio de pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas entrevistamos vinte e três alunas, com o objetivo de analisar suas trajetórias na educação com ênfase no abandono, retorno e permanência. Ao final entendemos que a presença feminina na EJA precisa ser percebida, valorizada, respeitada, pois só assim os desafios da escolarização das mulheres de todas as idades e a subordinação histórica serão impactados por um “futuro criado” por e para essas mulheres.

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Biografia do Autor

ANDRÉA ANDRADE OLIVEIRA PRADO, Southwest Bahia State University

Professora da Educação Básica, Mestra em Letras pela UESB, Licenciada em História pela UESB. deaandrade21@gmail.com

LEANDRO SANTOS PRADO, Southwest Bahia State University

Professor da Educação Básica, Mestre em Educação pela UESB, Licenciado em História pela UESB. leandroconquista.1508@gmail.com

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

PRADO, ANDRÉA ANDRADE OLIVEIRA; PRADO, LEANDRO SANTOS. MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ABANDONO, RETORNO E PERMANÊNCIA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 111–116, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2113. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 2: Narrando Histórias: Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI)