MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ABANDONO, RETORNO E PERMANÊNCIA
Palavras-chave:
Mulheres, Educação de Jovens e Adultos, Visibilidade.Resumo
O presente trabalho se propõe a investigar o percurso educacional de alunas que estudam na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas da rede estadual em áreas rurais de Vitória da Conquista na Bahia. Uma educação de qualidade ainda é inacessível para significativa parcela da população, e em se tratando das muitas mulheres que não conseguiram seguir o percurso educacional de forma regular e precisam da EJA, essa dificuldade se intensifica pelo fato de serem mulheres. Discriminação, subalternização, violência simbólica e/ou física estão presentes em seus cotidianos. Por meio de pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas entrevistamos vinte e três alunas, com o objetivo de analisar suas trajetórias na educação com ênfase no abandono, retorno e permanência. Ao final entendemos que a presença feminina na EJA precisa ser percebida, valorizada, respeitada, pois só assim os desafios da escolarização das mulheres de todas as idades e a subordinação histórica serão impactados por um “futuro criado” por e para essas mulheres.
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