FEMINISMO NAS REDES SOCIAIS: BREVE ANÁLISE DAS VISÕES FEMINISTAS E ANTIFEMINISTAS
Palavras-chave:
Feminismo, Gênero, Mídias sociaisResumo
Muitos debates giram em torno do feminismo e suas implicações, especialmente dentro de uma sociedade patriarcal estruturada. Esse sistema central organiza e molda a sociedade segundo normas masculinas, resultando na história das mulheres e de minorias sendo contada predominantemente de uma perspectiva masculina. Isso perpetua a exclusão e a subordinação das mulheres em relação aos homens. Além disso, persistem movimentos e discursos antifeministas que estigmatizam e desinformam, retratando o feminismo erroneamente como oposto ao machismo. Em contraponto, o feminismo busca igualdade, autonomia, reconhecimento e voz para as mulheres em todos os aspectos de suas vidas. Este estudo visa refletir sobre como as mídias sociais proporcionam um novo espaço para lidar com questões críticas, como a violência contra a mulher. Elas oferecem oportunidades para buscar informações e ajuda, mas paradoxalmente também ampliam os ataques sexistas, misóginos e outras formas de violência contra os direitos das mulheres. Nosso objetivo é analisar esses desafios com base nos textos do VIVA´s – Grupo de Pesquisa em Estudos Feministas, Gênero e Diversidade da UESB e em dados de fontes informativas.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda N. Sejamos Todos Feministas. São Paulo: Companha das Letras, 2014.
CAMPAGNOLO, Ana Caroline. Feminismo: perversão e subversão. São Paulo: Vide, 2019.
FERNANDES, G. A. Memória e eficácia social da Lei Maria da Penha no Município de Vitória da Conquista. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
GARCIA, Carla Cristina. Breve História do Feminismo, São Paulo: Claridade, 2011.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 1 ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018. E-book.
HOOKS, Bell. Teoria feminista: da margem ao centro Trad. de Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019.
NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.