REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Afrocentrada, Literatura

Resumo

Este trabalho visa apresentar a temática desenvolvida em meu trabalho de conclusão de curso, salientando a importância da representatividade para crianças negras dentro da educação infantil, tendo como apoio a literatura. O seguinte trabalho expõe a perspectiva de uma educação afrocentrada e respeitosa. A pesquisa envolve entrevistas com professoras da educação infantil e a busca por livros afrocentrados no acervo de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Vitória da Conquista-BA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CAMILA PEREIRA DA SILVA, Southwest Bahia State University

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Vitória da Conquista - BA

Referências

ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma história única (mimeo) Diponivel em <http://www.ted.com/talks/lang/pt/chimamandaadichie thedanger_of_a_single_story.htm.> Acesso em 30, mai 2023

BRASIL, Lei n° 10.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 11 de mar. De 2008.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MEKSENAS, Paulo. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo. Loyola, 2002

SANTOS DE SANTANA, Juliana. Educação Afrocêntrica: um currículo decolonial e antirracista na educação infantil: a decolonial and anti-racist curriculum in early childhood education. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica da Faculdade Unyleya, [S. l.], v. 1, n. 2, 2020.

SOUSA, de Tavares Gabriela. A Representatividade Negra na Literatura Infantil: dentro da sala de aula. Uberlândia: COPENE, 2018.

ZANATTA, Jacir Alfonso; COSTA, Márcio Luis. Algumas reflexões sobre a pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 344-359, ago. 2012 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000200002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 14 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

DA SILVA, CAMILA PEREIRA. REPRESENTATIVIDADE ÉTNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LITERATURA . Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 167–171, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2123. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 3: Infâncias, Educação Infantil e Práticas Pedagógicas