PRÁTICAS DOCENTES: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA

Autores

Palavras-chave:

Avaliação escolar, Planejamento, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o planejamento e a avaliação no âmbito educacional. Neste sentido, a temática está centrada no desenvolvimento das práticas pedagógicas no contexto da escola pública, na qual o planejamento e avaliação estabelece um conjunto de sentidos no processo de aprendizagem dos educandos, tendo como base os estudos produzidos por Vasconcellos (2002) e Chueiri (2008). A metodologia desenvolvida no presente estudo, conduziu-se a partir de observações e entrevista com uma professora da escola pública do Município de Vitória da Conquista. Destaca-se para reflexão e problematização a seguinte questão, de qual forma vem sendo executado o planejamento e avaliação no contexto da escola pública? Para responder tal questão, são discutidos no trabalho as práticas pedagógicas da professora a partir das observações e entrevista. Observa-se que o planejamento e avaliação escolar têm sido relevantes nas práticas pedagógicas da professora, uma vez que a educadora realiza uma proposta comprometida com desempenho dos alunos em seu processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Costa DE SOUZA, Southwest Bahia State University

Acadêmica do 6° semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Vitória da Conquista- BA.

Djanais Costa SOUZA, Southwest Bahia State University

Acadêmica do 6° semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Vitória da Conquista- BA.

Referências

CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v.19, n. 39, p.49-64, jan/abr. 2008.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 71° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

DE SOUZA, Andreza Costa; SOUZA, Djanais Costa. PRÁTICAS DOCENTES: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 364–369, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2513. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 9: Didática, Formação Docente e Currículo na Educação Básica