PRÁTICAS DOCENTES: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Palavras-chave:
Avaliação escolar, Planejamento, Práticas pedagógicasResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o planejamento e a avaliação no âmbito educacional. Neste sentido, a temática está centrada no desenvolvimento das práticas pedagógicas no contexto da escola pública, na qual o planejamento e avaliação estabelece um conjunto de sentidos no processo de aprendizagem dos educandos, tendo como base os estudos produzidos por Vasconcellos (2002) e Chueiri (2008). A metodologia desenvolvida no presente estudo, conduziu-se a partir de observações e entrevista com uma professora da escola pública do Município de Vitória da Conquista. Destaca-se para reflexão e problematização a seguinte questão, de qual forma vem sendo executado o planejamento e avaliação no contexto da escola pública? Para responder tal questão, são discutidos no trabalho as práticas pedagógicas da professora a partir das observações e entrevista. Observa-se que o planejamento e avaliação escolar têm sido relevantes nas práticas pedagógicas da professora, uma vez que a educadora realiza uma proposta comprometida com desempenho dos alunos em seu processo de aprendizagem.
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Referências
CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v.19, n. 39, p.49-64, jan/abr. 2008.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.
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FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 71° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
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