PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA TURMA DO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Práticas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar as práticas docentes frente à alfabetização dos educandos no 2º ano dos anos iniciais. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Além disso, como instrumentos de pesquisa realizou-se uma observação e uma entrevista com a professora regente da turma escolhida. Assim, pretendeu-se compreender como está sendo desenvolvido o trabalho docente em turmas de alfabetização na prática docente, identificar quais métodos e estratégias pedagógicas são utilizados no processo de ensino-aprendizagem e verificar a participação dos discentes no envolvimento das atividades e conteúdo propostos pela docente. Os resultados indicam que a prática da docente se alinha com as abordagens de letramento e alfabetização, considerando a realidade social e identitária dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Virgens RIBAS, Southwest Bahia State University

Graduanda do VI semestre de Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista. E-mail: amandaribasreserva@gmail.com.

Eulália Oliveira SANTOS, Southwest Bahia State University

 Graduanda do VI semestre de Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

DE SOUSA MORAIS, Maria José Lopes; BESERRA, Theóphilo Michel Álvares Cabral. Desafios e Dificuldades do Professor Alfabetizador. ID on line. Revista de psicologia, v. 10, n. 31, p. 282-290, 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica.7ª ed. - São Paulo: Editora Atlas, 2010.

LEAL, Telma Ferraz; PESSOA, Ana Cláudia R. Gonçalves. Heterogeneidade nas práticas de alfabetização - Concepções e práticas: alfabetização na perspectiva da heterogeneidade. Ponta Grossa - PR: Editora Atena, 2023.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Presença Pedagógica. v. 14, n. 81, p. 23-36, maio/jun. 2008.

SOARES, Magda. O que é letramento e alfabetização. Letramento: um tema em três gêneros, v. 2, p. 27-60, 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

RIBAS, Amanda Virgens; SANTOS, Eulália Oliveira. PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA TURMA DO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS . Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 246–251, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2428. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 5: Alfabetização, Letramento e Linguagem da Sociedade