A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR.

Autores

Palavras-chave:

Didática, Estado da arte, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Esse trabalho parte de uma pesquisa iniciada durante a disciplina DFCH 0809 – Didática I, no curso de Pedagogia e busca explorar a implicação da tendência pedagógica histórico-crítica na formação docente e todas suas atribuições enquanto método de ensino. A partir da pesquisa feita pelo Estado da Arte, buscamos entender como a PHC vem sendo pesquisada dentro da rede de ensino do Brasil e o quanto isso implica na atividade profissional de um professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Motta RODRIGUES, Southwest Bahia State University

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), bolsista de Iniciação Científica (Cnpq) do Grupo de Pesquisa VIVA 's: Gênero, Sexualidade e Diversidade.

Cláudio Henrique Dos Santos LARANJEIRAS, Southwest Bahia State University

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Participa do Grupo de Estudo VIVA’S: Gênero, Sexualidade e Diversidade.

Claudionor Alves DA SILVA

Professor de Alfabetização e Didática da Área de Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Inicial (GEPALI) e tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino da língua materna e pesquisa nos seguintes temas: alfabetização inicial, leitura e escrita.

Referências

ALMEIDA FERREIRA, N. S. O Estado da Arte ou Estado do Conhecimento: mapeamento e discussão da produção acadêmica. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf. Acesso em: 29 mar 2024.

CESÁRIO, Fausto Batista. A pedagogia histórico-crítica como fundamento da formação docente / Fausto Batista Cesário, 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. A Educação e as Tendências Pedagógicas. Sao Paulo, 1991.

SAVIANI, Dermeval- Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações/Dermeval Saviani 11 .ed.rev.— Campinas, SP: Autores Associados, 2011. — (Coleção educação contemporânea)

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 32. ed., Campinas, SP: Autores Associados, 1994.

JESUS, Lucas Antônio Feitosa de; SANTOS, Juliane dos; ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo. Aspectos gerais da pedagogia histórico-crítica. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v.3, nº 1. Sergipe, PE. 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

RODRIGUES, Rafael Motta; LARANJEIRAS, Cláudio Henrique Dos Santos; DA SILVA, Claudionor Alves. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 411–416, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2522. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 9: Didática, Formação Docente e Currículo na Educação Básica