IMPACTOS DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: Educação brasileira

Autores

Palavras-chave:

Educação, Paulo Freire, Políticas Neoliberais

Resumo

O presente escrito busca articular e compreender, do ponto de vista histórico, político e social  a realidade vigente, juntamente a análise, com base em recorte temporal, das políticas neoliberais nos anos 1990 e seus impactos na educação. Dessa maneira, com base em tal perspectiva, é possível compreender e analisar a relação dialética, que caracteriza os processos educativos no Brasil e revelar a ausência de propostas que visem emancipar os sujeitos, desenvolvendo suas potencialidades, em detrimento de um histórico monopólio de poder. Assim, também se busca articular, o desenvolvimento educacional dos indivíduos, contemplando a dualidade ideológica entre uma educação como prática da liberdade, destacando Paulo Freire, contrapondo a um  ideário de educação tecnicista. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Meira DE CASTRO, Southwest Bahia State University

Graduanda no curso de Pedagogia, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e participante no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Letícia Cruz SILVA, Southwest Bahia State University

Graduanda no curso de Pedagogia, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e participante no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Gicélia Aparecida Cotrim COSTA, Southwest Bahia State University

Supervisora do Programa Institucional de Bolsa em Iniciação à Docência (PIBID). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2010); Especialização em Políticas Públicas, Gestão e Práticas Educacionais pela UESB (2012).

Sheila Cristina Furtado SALES, Southwest Bahia State University

Coordenadora do PIBID em Pedagogia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).

Referências

BARBOSA, Carlos Soares. A Política Neoliberal e a Contrarreforma na educação dos trabalhadores no governo Henrique Cardoso. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 35-50, jul/dez. 2017. Disponível em: *2017_art_csbarbosa.pdf (ufc.br). Acesso em: 11 de fevereiro de 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 de dezembro de 2018.

MACIEL, Karen de Fátima. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 2, n. 2, p. 326-344, jul./dez. 2011. Disponível em: *content (paulofreire.org). Acesso em: 11 de fevereiro de 2024.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1967.

KAWAMOTO, Roberta Dos Santos Piedras. A Gestão da Rede Pública de Ensino no Estado de Goiás, Frente às Políticas Neoliberais Entre 2011 a 2021. Goiânia - Goiás, 2023. Disponível em: Microsoft Word - TESE .doc (pucgoias.edu.br). Acesso em: 16 de fevereiro de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

DE CASTRO, Ana Clara Meira; SILVA, Letícia Cruz; COSTA, Gicélia Aparecida Cotrim; SALES, Sheila Cristina Furtado. IMPACTOS DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: Educação brasileira . Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 287–292, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2435. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 6: Política Educacional e Gestão Escolar