CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DOS DISTRITOS DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA LOCAL PARA ALÉM DA CIDADE
Palavras-chave:
Recursos didáticos, Jogo da memória, Ensino da geografia localResumo
O presente texto tem por objetivo descrever a proposta de produção de recursos para ensino dos distritos de Vitória da Conquista/BA, especialmente um jogo da memória. Se intenta revelar uma realidade para além do espaço urbano e que não é amplamente tratada pela Geografia Acadêmica. Para a feitura desse texto, partiu-se de uma abordagem qualitativa de pesquisa, através de revisão bibliográfica, onde buscou-se autores que discutem a temática proposta e as possibilidades de utilização de jogos para o ensino de geografia. Observou-se a importância de um ensino crítico e criativo, que considere a correlação do local-global, para torná-lo significativo. Nesse processo, um elemento facilitador são os recursos didáticos, como os jogos, e especialmente o jogo da memória, este entendido como instrumento de fixação, revisão e avaliação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Glênio Damasceno; FERRAZ, Ana Emília de Quadros. Recursos didáticos para compreender e conhecer a cidade: experiências com o projeto Vitória da Conquista, quero te conhecer. In: Semana de Pedagogia, 1, 2023. Anais… Vitória da Conquista (BA), p. 1-6. Disponível em: <http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/246/219>. Acesso em: 12 de jul. de 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília (DF): Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 14 de jul. de 2024.
COSTA, Kathe Ellen Sousa; SILVA, Thiago Roberto França da; FARIAS, Juliana Felipe. A cartilha como recurso didático no ensino de geografia. In: Congresso Nacional de Educação, 9, 2023. Anais… João Pessoa (PB), p. 1-10. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2023/658197ee81ab9_19122023101734.pdf>. Acesso em: 12 de jul. de 2024.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: <https://tinyurl.com/ycxsrea7>. Acesso em: 23 de fev. de 2022.
GATTI, Bernardete A. O Professor e a Avaliação em Sala de Aula. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, p. 97-114, jan./jun. 2003. Disponível em: <https://tinyurl.com/bddxssxk>. Acesso em: 02 de jul. de 2024.
JESUS, Marcus Henrique Oliveira de; OLIVEIRA, Anízia Conceição Cabral de Assunção. Cartilha educativa como recurso para o ensino de geografia. In: I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, 2018. Anais… Maceió (AL), p. 1-12. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20180503030124id_/http://www.seer.ufal.br/index.php/educacaogeografica/article/viewFile/4443/3208>. Acesso em: 12 de jul. de 2024.
MARTINS, Paula Regina Borges Parente. Uso de jogos no ensino da geografia: revisão da literatura. 2021. 25 f. Artigo de graduação (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional (TO), 2021. Disponível em: <https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3103/1/Paula%20Regina%20Borges%20Parente%20Martins%20-%20Artigo.pdf>. Acesso em: 14 de jul. de 2024.
ROCHA, Altemar Amaral; FERRAZ, Ana Emília de Quadros. Atlas geográfico de Vitória da Conquista – BA. Vitória da Conquista (BA): Ed. dos autores, 2015.
SÁ, Jonatha Iuri Macena de et al. O “Jogo da Memória Geográfico” como ferramenta de ensino e aprendizagem no ensino de geografia. In: Congresso Nacional de Educação, 9, 2023. Anais… João Pessoa (PB), p. 1-6. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2023/6581d7e391dfc_19122023145027.pdf>. Acesso em: 14 de jul. de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.