JORNADAS DE APRENDIZADO: ESCREVIVÊNCIAS E MEMÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Analfabetismo, Escrevivências, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

A pesquisa, inserida no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), propõe a descrição sobre vivências, desafios e motivações de um estudante da EJA ao ingressar na escola após 40 anos de idade e a percepção da educadora, que também é sua filha. A escrevivência, utilizada como ferramenta metodológica, possibilita a construção de narrativas que revelam as experiências e perspectivas dos sujeitos envolvidos. Nesse sentido, ao analisar essas narrativas, busca-se compreender a EJA enquanto política pública e sua influência nas práticas pedagógicas e na construção de conhecimento dos estudantes, especialmente daqueles que já possuem toda uma cosmovisão. Os participantes da pesquisa se constituem a partir da relação que se estabelece entre pesquisadora e pesquisado, educadora e educando, filha e pai, relação tecida ao longo da vida e que desemboca aqui neste texto. Este estudo reforça a necessidade de políticas públicas que apoiem e incentivem a Educação de Jovens e Adultos, reconhecendo suas particularidades e respeitando suas trajetórias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DILONETE ALCÂNTARA DE OLIVEIRA , Southwest Bahia State University

Pedagoga pela UNEB, Graduanda em Psicologia, Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia

GÊNESIS GUIMARÃES SOARES , Southwest Bahia State University

Mestre em Educação (PPGED/UESB); docente no Curso de Psicologia - Centro Universitário de Excelência. genesis.soares@ftc.edu.br 

Referências

DIAS, Gilson Cleimar Nunes. A importância da Educação de Jovens e Adultos, como forma de construir autonomia a partir do olhar de Paulo Freire, e análise de documentos oficiais. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Unidade em Cruz Alta, 2022. Disponível em: https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2307 Acesso em 26 de junho de 2024.

EVARISTO, Conceição. Olhos D'água. Rio de Janeiro: Pallas, Fundação Biblioteca Nacional, 2014.

HALBWACHS, Maurice. A MEMÓRIA COLETIVA. Curitiba: Editora antoniofontoura, 2024.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del

Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5ª. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

DE OLIVEIRA , DILONETE ALCÂNTARA; SOARES , GÊNESIS GUIMARÃES. JORNADAS DE APRENDIZADO: ESCREVIVÊNCIAS E MEMÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS . Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 123–128, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2115. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 2: Narrando Histórias: Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI)