JORNADAS DE APRENDIZADO: ESCREVIVÊNCIAS E MEMÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Analfabetismo, Escrevivências, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas EducacionaisResumo
A pesquisa, inserida no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), propõe a descrição sobre vivências, desafios e motivações de um estudante da EJA ao ingressar na escola após 40 anos de idade e a percepção da educadora, que também é sua filha. A escrevivência, utilizada como ferramenta metodológica, possibilita a construção de narrativas que revelam as experiências e perspectivas dos sujeitos envolvidos. Nesse sentido, ao analisar essas narrativas, busca-se compreender a EJA enquanto política pública e sua influência nas práticas pedagógicas e na construção de conhecimento dos estudantes, especialmente daqueles que já possuem toda uma cosmovisão. Os participantes da pesquisa se constituem a partir da relação que se estabelece entre pesquisadora e pesquisado, educadora e educando, filha e pai, relação tecida ao longo da vida e que desemboca aqui neste texto. Este estudo reforça a necessidade de políticas públicas que apoiem e incentivem a Educação de Jovens e Adultos, reconhecendo suas particularidades e respeitando suas trajetórias de vida.
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Referências
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