A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR TUTOR E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA (EAD)

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem a Distância, Comunicação (TIC), Tecnologia da Informação, Tutoria

Resumo

O Estudo apresenta como tema central a importância do Professor Tutor associado com a Tecnologia
da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento da modalidade de Ensino à Distância (EaD).
A metodologia adotada consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva através de um levantamento
bibliográfico com ênfase na temática e respondendo à questão objeto do estudo: Com o crescimento da
modalidade de ensino remoto, qual a importância do Professor Tutor e da Tecnologia da Informação e
Comunicação, no processo de Ensino a Distância (EaD)? O estudo tem por objetivo geral detalhar a
importância do Professor Tutor associado às TICs na Modalidade EaD. E como objetivos específicos
analisar o papel e o perfil do Professor Tutor no ensino EaD, verificar as suas competências
tecnológicas, sociais e profissionais, e compreender as TICs, no EaD. Como resultado uma visão do
EaD e uma abordagem do cenário educacional em que velhos paradigmas estão sendo questionados e
reinterpretados.

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Biografia do Autor

Gicele Santos DA SILVA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Superior e Pesquisadora. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul-RS. UFSM –
Universidade Federal de Santa Maria-RS. UNINTER – Centro Universitário Internacional-PR. Diversas
Graduações (7) e Pós-Graduações (16). Mestranda PPGEDU/UFRGS.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

DA SILVA, Gicele Santos. A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR TUTOR E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA (EAD). Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 422–428, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2525. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 10: Sujeitos Sociais, Inclusão e Diversidade