OS ATRAVESSAMENTOS DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DE CONHECIMENTO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Educação Profissional, Enfermagem

Resumo

O estudo que aqui se segue visa explorar os atravessamentos de gênero na formação profissional de mulheres na enfermagem. A presente pesquisa, ainda em andamento é parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como também fruto das discussões e reflexões do VIVA´s - Grupo de Pesquisa em Estudos Feministas, sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Objetiva-se, portanto, analisar como questões de gênero influenciam a trajetória educacional e profissional das mulheres na enfermagem. Utilizando uma metodologia de revisão de literatura e construção do estado do conhecimento, foram analisados estudos publicados entre 2019 e 2023 identificando barreiras e facilitadores enfrentados pelas mulheres, destacando a predominância de estereótipos e desigualdades de gênero, relações de gênero e a emancipação feminina como marcadores sociais que impactam diretamente a formação e a prática profissional de mulheres.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz SILVA, Southwest Bahia State University

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica pela Fapesb na linha de pesquisa sobre Epistemologias Feministas e Estudos das Mulheres, grupo - VIVA’s.

Ana Luiza Salgado CUNHA, Southwest Bahia State University

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do VIVA 's – Grupo de Pesquisa em Estudos Feministas. 

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

SILVA, Maria Beatriz; CUNHA, Ana Luiza Salgado. OS ATRAVESSAMENTOS DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DE CONHECIMENTO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 448–452, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2529. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 10: Sujeitos Sociais, Inclusão e Diversidade