A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ATRAVÉS DOS MUSEUS: Uma experiência educativa enriquecedora no Museu Histórico de Jequié
Palavras-chave:
Educação, Experiência, MuseuResumo
Através de exposições, os museus não apenas preservam objetos e documentos históricos, mas também proporcionam ao público uma compreensão mais profunda do passado, promovendo reflexões sobre o presente e o futuro. A interação direta com os acervos museológicos permite aos visitantes vivenciar a história de maneira tangível, enriquecendo o aprendizado. Trata-se de uma pesquisa de campo com base em pesquisa bibliográfica com autores como Sarraf (2006), Schmidt e Cainelli (2004), Zarbato (2018) que são referenciais teóricos deste trabalho. O ambiente museológico se configura como um espaço de diálogo, onde diversas perspectivas são apresentadas, fomentando o pensamento crítico e a valorização da diversidade cultural. Nesse contexto, os museus se destacam como ferramentas educativas poderosas, capazes de despertar a curiosidade, incentivar a pesquisa e fortalecer o vínculo entre o indivíduo e sua herança cultural. Em suma, a visita a um museu constitui uma experiência enriquecedora, que contribui significativamente para a formação de cidadãos conscientes e informados.
Downloads
Referências
Cainelli, M. R. Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, n. 42, p. 127-139, 2011.
Marandino, M. (2005). Museus de ciências como espaços de educação. Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Belo Horizonte: Argumentum, 165-176.
Sarraf, V. P. (2012). Acessibilidade para pessoas com deficiência em espaços culturais e exposições: inovação no design de espaços, comunicação sensorial e eliminação de barreiras atitudinais. ______. Acessibilidade em ambientes culturais. Porto Alegre: Marca Visual
Valente, M. E., Cazelli, S., & Alves, F. (2005). Museus, ciência e educação: novos desafios. História, ciências, saúde-Manguinhos, 12, 183-203.
Zarbato, J. A. M. Museus, história e educação: narrativas de “futuros professores” de História. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 57, p. 579-595, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23875.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.