A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ATRAVÉS DOS MUSEUS: Uma experiência educativa enriquecedora no Museu Histórico de Jequié

Autores

Palavras-chave:

Educação, Experiência, Museu

Resumo

Através de exposições, os museus não apenas preservam objetos e documentos históricos, mas também proporcionam ao público uma compreensão mais profunda do passado, promovendo reflexões sobre o presente e o futuro. A interação direta com os acervos museológicos permite aos visitantes vivenciar a história de maneira tangível, enriquecendo o aprendizado. Trata-se de uma pesquisa de campo com base em pesquisa bibliográfica com autores como Sarraf (2006), Schmidt e Cainelli (2004), Zarbato (2018) que são referenciais teóricos deste trabalho. O ambiente museológico se configura como um espaço de diálogo, onde diversas perspectivas são apresentadas, fomentando o pensamento crítico e a valorização da diversidade cultural. Nesse contexto, os museus se destacam como ferramentas educativas poderosas, capazes de despertar a curiosidade, incentivar a pesquisa e fortalecer o vínculo entre o indivíduo e sua herança cultural. Em suma, a visita a um museu constitui uma experiência enriquecedora, que contribui significativamente para a formação de cidadãos conscientes e informados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayla Santos RIBEIRO, Southwest Bahia State University

 Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia – campus de Jequié

Referências

Cainelli, M. R. Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, n. 42, p. 127-139, 2011.

Marandino, M. (2005). Museus de ciências como espaços de educação. Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Belo Horizonte: Argumentum, 165-176.

Sarraf, V. P. (2012). Acessibilidade para pessoas com deficiência em espaços culturais e exposições: inovação no design de espaços, comunicação sensorial e eliminação de barreiras atitudinais. ______. Acessibilidade em ambientes culturais. Porto Alegre: Marca Visual

Valente, M. E., Cazelli, S., & Alves, F. (2005). Museus, ciência e educação: novos desafios. História, ciências, saúde-Manguinhos, 12, 183-203.

Zarbato, J. A. M. Museus, história e educação: narrativas de “futuros professores” de História. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 57, p. 579-595, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23875.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

RIBEIRO, Nayla Santos. A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ATRAVÉS DOS MUSEUS: Uma experiência educativa enriquecedora no Museu Histórico de Jequié. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 343–346, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2447. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 8: Processos Educativos Não Escolares