GRUPO DE ESTUDO: POSSIBILIDADE FORMATIVA E ESPAÇO DE INTERLOCUÇÃO DE SABERES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
Desenvolvimento cognitivo, Educação hospitalar, Literatura infantilResumo
Este estudo é fruto da experiência formativa propiciada pelo Grupo de Estudo do Núcleo de Apoio à Inclusão — GPNAI, cujo objetivo é propiciar espaços de debate sobre a educação inclusiva e sua implementação. Para constituí-lo, abordaram-se as legislações que orientam a modalidade de Educação Especial e o sistema de Educação Inclusiva vigentes no Brasil, tais como a LDBEN de 1996, a Lei n.º 12.796/2013 e a Lei n.º 13.146/2015, somado às perspectivas teóricas do autor Lev Vigotski. A partir desses referenciais, compreende-se que, no decorrer da história, esse público vivenciou a negação do direito à educação, as leis são essenciais para a garantia de condutas no espaço escolar e outros espaços formativos. Os grupos de estudo são essenciais para viabilizar espaços de construção coletiva, de produção de pesquisa e de trocas formativas entre formandos e profissionais atuantes.
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