GRUPO DE ESTUDO: POSSIBILIDADE FORMATIVA E ESPAÇO DE INTERLOCUÇÃO DE SABERES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento cognitivo, Educação hospitalar, Literatura infantil

Resumo

Este estudo é fruto da experiência formativa propiciada pelo Grupo de Estudo do Núcleo de Apoio à Inclusão — GPNAI, cujo objetivo é propiciar espaços de debate sobre a educação inclusiva e sua implementação. Para constituí-lo, abordaram-se as legislações que orientam a modalidade de Educação Especial e o sistema de Educação Inclusiva vigentes no Brasil, tais como a LDBEN de 1996, a Lei n.º 12.796/2013 e a Lei n.º 13.146/2015, somado às perspectivas teóricas do autor Lev Vigotski. A partir desses referenciais, compreende-se que, no decorrer da história, esse público vivenciou a negação do direito à educação, as leis são essenciais para a garantia de condutas no espaço escolar e outros espaços formativos. Os   grupos de estudo são essenciais para viabilizar espaços de construção coletiva, de produção de pesquisa e de trocas formativas entre formandos e profissionais atuantes. 

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Biografia do Autor

MARIADNA DA SILVA COSTA, Southwest Bahia State University

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, graduada em Letras Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB, membro do Grupo de Estudos de Apoio a Inclusão – GPNAI. Email: 2024f0016@uesb.edu.br.

MARIA EDUARDA LOPES DAMASCENA, Southwest Bahia State University

Discente de Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, membro do Grupo de
Estudos de Apoio à Inclusão – GPNAI. Email: 202410215@uesb.edu.br

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

COSTA, MARIADNA DA SILVA; DAMASCENA, MARIA EDUARDA LOPES. GRUPO DE ESTUDO: POSSIBILIDADE FORMATIVA E ESPAÇO DE INTERLOCUÇÃO DE SABERES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 336–342, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2445. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 8: Processos Educativos Não Escolares