O BRINCAR NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Autores

Palavras-chave:

BRINCAR, CRIANÇAS, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS

Resumo

Nesta pesquisa discorremos sobre as concepções e espaços do brincar. Assim, tivemos como objetivo geral analisar o brincar no 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola da rede pública da cidade de Vitória da Conquista – BA. Pretendemos, com esta análise responder acerca de como ocorre o brincar no 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para isso, optamos por uma investigação de caráter qualitativo com duas professoras e seis crianças do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para fundamentar, este estudo  consideramos as perspectivas de autores que discutem sobre o tema do brincar. Com a finalidade de atingir o objetivo maior, o processo metodológico contou com:  i) observação na sala de aula e no recreio e ii) entrevista semiestruturada com as duas professoras e com as seis crianças. Nas considerações finais, enfatizamos a necessidade de um ambiente lúdico que promova o aprendizado das crianças, ressaltando a importância do brincar no desenvolvimento integral e garantindo esse direito às crianças nas instituições de ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ADRIELY RAMOS SANTOS SILVA, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

ISABEL CRISTINA DE JESUS BRANDÃO, Southwest Bahia State University

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1997); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003); Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2009); Pós-doutorado em Educação pela USP (2016). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

GONÇALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2001.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1986.

OLIVEIRA, L. D. Bem-vinda à escola: o ingresso da criança no primeiro ano do ensino fundamental sob o olhar docente e a perspectiva do brincar. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

SOUZA, A. S. O lúdico na prática pedagógica: o desenvolvimento e aprendizagem das crianças das escolas públicas do município de São Luís Gonzaga. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa. 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

SILVA, ADRIELY RAMOS SANTOS; BRANDÃO, ISABEL CRISTINA DE JESUS. O BRINCAR NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 178–181, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2125. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 3: Infâncias, Educação Infantil e Práticas Pedagógicas