O ALFABETO MÓVEL COMO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Alfabetização, Alfabeto Móvel, ExperiênciaResumo
O presente relato foi desenvolvido com base nas experiências proporcionadas pelo Programa Residência Pedagógica-PRP do campus de Jequié, Núcleo de Pedagogia. Para tanto, para ser descrita, foi escolhida uma experiência que ocorreu dentro da sala de aula no ato de regência, na qual os alunos utilizaram um alfabeto móvel para formar palavras de um ditado. Um momento muito importante, tanto para a formação dos alunos, quanto para a minha formação enquanto residente e futura docente.
Downloads
Referências
ARAUJO, L. C. de .. (2020). ARTIGO - JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS. Educação Em Revista, 36, e220532. https://doi.org/10.1590/0102-4698220532
BRASIL. Edital CAPES 04-2022 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022 Edital_1692979_Edital_24 2022.pdf. Acesso em: 26/04/2023
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. (org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-131.
MENDONÇA, O. S. A eficiência do método sociolinguístico: uma nova proposta de alfabetização. Acervo Digital Unesp, 13 jul. 2011. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/39828. Acesso em 02/05/2023
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
VASCONCELOS, J. Q. O alfabeto móvel como um recurso para o desenvolvimento da leitura e escrita da criança. Plataforma espaço digital. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.