O ALFABETO MÓVEL COMO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Alfabeto Móvel, Experiência

Resumo

O presente relato foi desenvolvido com base nas experiências proporcionadas pelo Programa Residência Pedagógica-PRP do campus de Jequié, Núcleo de Pedagogia. Para tanto, para ser descrita, foi escolhida uma experiência que ocorreu dentro da sala de aula no ato de regência, na qual os alunos utilizaram um alfabeto móvel para formar palavras de um ditado. Um momento muito importante, tanto para a formação dos alunos, quanto para a minha formação enquanto residente e futura docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taísa Santos SACRAMENTO, Southwest Bahia State University

Graduanda no curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, campus de Jequié  ex residente bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Referências

ARAUJO, L. C. de .. (2020). ARTIGO - JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM E FAZEM AS PROFESSORAS. Educação Em Revista, 36, e220532. https://doi.org/10.1590/0102-4698220532

BRASIL. Edital CAPES 04-2022 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022 Edital_1692979_Edital_24 2022.pdf. Acesso em: 26/04/2023

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. (org.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-131.

MENDONÇA, O. S. A eficiência do método sociolinguístico: uma nova proposta de alfabetização. Acervo Digital Unesp, 13 jul. 2011. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/39828. Acesso em 02/05/2023

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

VASCONCELOS, J. Q. O alfabeto móvel como um recurso para o desenvolvimento da leitura e escrita da criança. Plataforma espaço digital. 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

SACRAMENTO, Taísa Santos. O ALFABETO MÓVEL COMO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 240–245, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2427. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 5: Alfabetização, Letramento e Linguagem da Sociedade