TECENDO SABERES: A experiência como processo de ensino e aprendizagem do fazer artesanal no Distrito de Florestal/Jequié-BA
Palavras-chave:
Artesanato, Educação, ExperiênciaResumo
O presente resumo tem por objetivo comunicar reflexões acerca da pesquisa de mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, que se encontra em desenvolvimento. O objetivo desse estudo é compreender a experiência como parte do processo de ensino e aprendizagem do fazer artesanal no distrito de Florestal/Jequié-BA. Para tanto, utilizamos uma proposta metodológica qualitativa. A metodologia de procedimento adotado caracteriza-se pelo estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e o método de análise utilizado é o materialismo histórico. Para tanto, a presente pesquisa encontra-se em fase de levantamento teórico-metodológico. Os resultados apontam que o processo de ensino e aprendizagem do fazer artesanal se estabelece na prática, por meio de observações, da experiência, e de memórias do conhecimento que ultrapassam gerações.
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