TECENDO SABERES: A experiência como processo de ensino e aprendizagem do fazer artesanal no Distrito de Florestal/Jequié-BA

Autores

Palavras-chave:

Artesanato, Educação, Experiência

Resumo

O presente resumo tem por objetivo comunicar reflexões acerca da pesquisa de mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, que se encontra em desenvolvimento. O objetivo desse estudo é compreender a experiência como parte do processo de ensino e aprendizagem do fazer artesanal no distrito de Florestal/Jequié-BA. Para tanto, utilizamos uma proposta metodológica qualitativa. A metodologia de procedimento adotado caracteriza-se pelo estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e o método de análise utilizado é o materialismo histórico. Para tanto, a presente pesquisa encontra-se em fase de levantamento teórico-metodológico. Os resultados apontam que o processo de ensino e aprendizagem do fazer artesanal se estabelece na prática, por meio de observações, da experiência, e de memórias do conhecimento que ultrapassam gerações.

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Biografia do Autor

Thaíssa de Jesus BASTOS, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS-UESB).

Fábio Mansano DE MELLO, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL-UESB e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS-UESB).

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

BASTOS, Thaíssa de Jesus; DE MELLO, Fábio Mansano. TECENDO SABERES: A experiência como processo de ensino e aprendizagem do fazer artesanal no Distrito de Florestal/Jequié-BA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 330–335, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2443. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 7: Educação do Campo, Resistência e Saberes Populares