OS REFLEXOS DO SAEB/PROVA BRASIL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA TURMA DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Alunos, Avaliação, SAEB

Resumo

Na conjuntura educacional contemporânea, as avaliações de larga escala constituem a temática sobre a qual debruçamos neste estudo. Desse modo, ele tem como objetivo apresentar uma correlação entre essas avaliações em larga escala e as práticas pedagógicas dentro das escolas, bem como os reflexos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no contexto pós-pandemia, a partir das observações e acompanhamentos feitos com os alunos do 5º ano referente a algumas questões do simulado em preparação para a Prova SAEB. Para tal, uma escola situada na rede municipal de ensino, localizada na cidade de Vitória da Conquista constituiu o lócus de estudo. Dessa maneira, buscamos responder à seguinte problematização: Qual é a relação existente entre a prática docente e a avaliação da SAEB? E como os alunos têm acompanhado esse ritmo acelerado de preparação? Quanto ao procedimento metodológico, foi realizado um estudo de caso. Os resultados demonstram as influências das políticas de avaliação da educação básica no cotidiano escolar, com as inquietações dos gestores e professores para um treinamento direcionado a responder testes e com a cultura de avaliação hegemônica, que está ligada à qualidade do ensino no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EULÁLIA OLIVEIRA SANTOS, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista.  Brasil. E-mail: eulaliasantos002@gmail.com

NÁDIA OLIVEIRA LIMA

Graduanda em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista.  Brasil. E-mail: 202011725@uesb.edu.br

SHEILA CRISTINA FURTADO SALES, Southwest Bahia State University

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008).

Referências

ARAÚJO, Carlos Henrique; LUZIO, Nildo. Avaliação da Educação Básica: em busca da qualidade e equidade no Brasil. Brasília. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.

DENTZ, Marta Von; BORDIN, Tamara Maria. Percepções das avaliações de larga escala no Brasil: um enfoque na Educação Básica. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 14. n. 31, p. 68-79, jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/878/1118. Acesso em: 10 maio 2020.

EMEN. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP. Vitória da Conquista, Bahia, 2022-2023.

INEP. SAEB. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 03 fevereiro 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

SANTOS, EULÁLIA OLIVEIRA; LIMA, NÁDIA OLIVEIRA; SALES, SHEILA CRISTINA FURTADO. OS REFLEXOS DO SAEB/PROVA BRASIL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA TURMA DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 19–24, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2065. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 1: Relatos de Experiências: Pibid, Residência Pedagógica, Pibic e Estágios