EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY
Palavras-chave:
Educação, Estudantes, ExperiênciaResumo
Este trabalho é fruto de conclusão de curso (TCC), em licenciatura em filosofia. Em face do cenário atual, pós-pandêmico, observei a desmotivação dos estudantes nas escolas do ensino médio e também na universidade, após seis anos consecutivos de ataques à educação das políticas neoliberais e sua permanência para a classe social mais necessitada. Pesquisei no método do filósofo empirista e educador John Dewey, que a educação deveria ser mais sobre aprender fazendo, que memorizar. Foi mostrado com a pesquisa, as inquietações de docentes e estudantes observados nestes seis anos de graduação. Se estendendo também, à sala de aula com os estágios, PIBID e PRP e atualmente como voluntária no programa Educa Mais – Bahia. Pode-se afirmar que o método de Dewey contempla uma educação ativa e significativa para os/as estudantes e mais relevante para o corpo docente, gerando, assim, uma prática pedagógica com mais empirismo e menos memorização dos conteúdos. O estudante com sua inserção ao seu cotidiano, e práticas pedagógicas para o docente, onde gere uma qualidade melhor deste ensino para a sociedade.
Downloads
Referências
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística, 2002.
DEWEY, J. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. ed. Martins Fontes, 2010.
________. Experiência e Educação. Tradução de Renata Gaspar. ed. Editora Vozes, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.