EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY

Autores

Palavras-chave:

Educação, Estudantes, Experiência

Resumo

Este trabalho é fruto de conclusão de curso (TCC), em licenciatura em filosofia. Em face do cenário atual, pós-pandêmico, observei a desmotivação dos estudantes nas escolas do ensino médio e também na universidade, após seis anos consecutivos de ataques à educação das políticas neoliberais e sua permanência para a classe social mais necessitada. Pesquisei no método do filósofo empirista e educador John Dewey, que a educação deveria ser mais sobre aprender fazendo, que memorizar. Foi mostrado com a pesquisa, as inquietações de docentes e estudantes observados nestes seis anos de graduação. Se estendendo também, à sala de aula com os estágios, PIBID e PRP e atualmente como voluntária no programa Educa Mais – Bahia. Pode-se afirmar que o método de Dewey contempla uma educação ativa e significativa para os/as estudantes e mais relevante para o corpo docente, gerando, assim, uma prática pedagógica com mais empirismo e menos memorização dos conteúdos. O estudante com sua inserção ao seu cotidiano, e práticas pedagógicas para o docente, onde gere uma qualidade melhor deste ensino para a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilma Oliveira Garrido ALVAREZ, Southwest Bahia State University

Graduanda em Filosofia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: dilma@dilmaalvarez.com.br

Referências

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística, 2002.

DEWEY, J. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. ed. Martins Fontes, 2010.

________. Experiência e Educação. Tradução de Renata Gaspar. ed. Editora Vozes, 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

ALVAREZ, Dilma Oliveira Garrido. EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 182–185, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2365. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 4: Psicologia, História e Filosofia da Educação