ANÁLISE DA LEI 13.005/2014 E OS DESAFIOS DE SUA EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Legislação, PNE, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a Lei nº 13.005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), com foco nas diretrizes e metas da educação básica e os desafios de sua efetivação. A análise utiliza indicadores educacionais, como o IDEB, para avaliar a efetividade dessa política educacional no Brasil. O texto aborda as desigualdades regionais e socioeconômicas que persistem no sistema educacional, refletindo sobre as estratégias necessárias para superá-las e promover uma educação de qualidade para todos. Notou-se que, apesar dos avanços proporcionados pela lei, a sua execução enfrenta desafios significativos, e os indicadores mostram que ainda há muito a ser feito para alcançar a universalização do ensino fundamental com qualidade.

 

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Biografia do Autor

Ailla Costa SANTOS, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia pela UESB, campus de Jequié. Auxiliar de pesquisa do NEPE PROALFA (UESB), campus de Jequié.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

SANTOS, Ailla Costa. ANÁLISE DA LEI 13.005/2014 E OS DESAFIOS DE SUA EFETIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA . Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 293–299, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2436. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 6: Política Educacional e Gestão Escolar