AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Aprendizagem, Avaliação

Resumo

Este trabalho pretende verificar como, no ensino de filosofia, foi conferido o processo da avaliação da aprendizagem no curso da história de sua atuação no Brasil, mais especificamente nas séries finais do nível básico da educação. Numa abordagem exploratória qualitativa, utilizamos como ferramentas para a construção dessa escrita as obras e as discussões de autores que se dedicam a pensar a avaliação da aprendizagem e o ensino de filosofia. Por toda a extensão longitudinal do texto, procuramos destacar a importância da abordagem avaliativa no processo ensino-aprendizagem em filosofia, apresentando uma visão crítica de parte da trajetória historiográfica que ela possui e seu legado para a práxis educativa atual.

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Biografia do Autor

Jeferson Sousa ALEXANDRE , Southwest Bahia State University

Graduando em filosofia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

ALEXANDRE , Jeferson Sousa. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FILOSOFIA: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 221–227, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2388. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 4: Psicologia, História e Filosofia da Educação