NAVEGANDO NOS MARES DA LEITURA: PRÁTICAS PARA AMPLIAR A FLUÊNCIA LEITORA E PROMOVER A COMPREENSÃO TEXTUAL

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento, Fluência Leitora, Ensino Fundamental., Abordagem Pedagógica

Resumo

Este trabalho situa-se no contexto de uma pesquisa ainda em desenvolvimento que visa diagnosticar o nível de fluência em leitura de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de oficinas de letramento de uma Fundação Educacional sem fins lucrativos em Vitória da Conquista, Bahia. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas atividades diagnósticas que possibilitasse identificar e entender melhor o nível de fluência leitora dos alunos. Os resultados das avaliações em larga escala, como o PISA e o SAEB, têm revelado que o desempenho dos estudantes brasileiros está muito abaixo do esperado. Assim, a compreensão de textos simples por parte dos estudantes brasileiros ainda é um desafio. A conclusão preliminar indica que é evidente a importância de uma abordagem pedagógica que articule a leitura, oralidade e escrita, no sentido de melhorar o desempenho dos estudantes. A prática de encenações teatrais, por exemplo, contribuiu para o desenvolvimento das habilidades de comunicação verbal e não verbal dos alunos, engajando-os e promovendo criatividade e autonomia. Observou-se que a diversidade no nível de fluência dos alunos exige um ensino adaptado, que melhor atenda às necessidades individuais. A inclusão de diferentes gêneros textuais possibilitou uma conexão mais significativa com os temas abordados, facilitando o aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. O desempenho médio dos estudantes. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33571. Acesso em 06 de novembro de 2023.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

LABERGE, D.; SAMUELS, S. J. Toward a theory of automatic information processing in reading. Cognitive Psychology, v. 6, n. 2, p. 293-323, 1974.

PIKULSKI, J. J.; CHARD, D. J. Fluency: Bridge between decoding and reading comprehension. The Reading Teacher, 2005.

SAMUELS, S. J. Toward a model of reading fluency. Em: SAMUELS, S. J.; FARSTRUP, A. E. (Eds.), What research has to say about fluency instruction. Newark: International Reading Association, 2006. p. 24-46.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

DA SILVA, Síria Carinhanha Pires; DA SILVA, Claudionor Alves. NAVEGANDO NOS MARES DA LEITURA: PRÁTICAS PARA AMPLIAR A FLUÊNCIA LEITORA E PROMOVER A COMPREENSÃO TEXTUAL. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 264–269, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2431. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 5: Alfabetização, Letramento e Linguagem da Sociedade