NAVEGANDO NOS MARES DA LEITURA: PRÁTICAS PARA AMPLIAR A FLUÊNCIA LEITORA E PROMOVER A COMPREENSÃO TEXTUAL
Palavras-chave:
Alfabetização e Letramento, Fluência Leitora, Ensino Fundamental., Abordagem PedagógicaResumo
Este trabalho situa-se no contexto de uma pesquisa ainda em desenvolvimento que visa diagnosticar o nível de fluência em leitura de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de oficinas de letramento de uma Fundação Educacional sem fins lucrativos em Vitória da Conquista, Bahia. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas atividades diagnósticas que possibilitasse identificar e entender melhor o nível de fluência leitora dos alunos. Os resultados das avaliações em larga escala, como o PISA e o SAEB, têm revelado que o desempenho dos estudantes brasileiros está muito abaixo do esperado. Assim, a compreensão de textos simples por parte dos estudantes brasileiros ainda é um desafio. A conclusão preliminar indica que é evidente a importância de uma abordagem pedagógica que articule a leitura, oralidade e escrita, no sentido de melhorar o desempenho dos estudantes. A prática de encenações teatrais, por exemplo, contribuiu para o desenvolvimento das habilidades de comunicação verbal e não verbal dos alunos, engajando-os e promovendo criatividade e autonomia. Observou-se que a diversidade no nível de fluência dos alunos exige um ensino adaptado, que melhor atenda às necessidades individuais. A inclusão de diferentes gêneros textuais possibilitou uma conexão mais significativa com os temas abordados, facilitando o aprendizado.
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Referências
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