RESQUÍCIOS DE UMA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, PANDEMIA, APRENDIZAGEM

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre uma experiência específica vivida por uma professora-regente dos anos finais da educação básica, em uma escola pública – localizada na cidade de Vitória da Conquista/BA. A temática é voltada para práticas de ensino, letramento, sensibilização e acolhimento do aluno, o qual é, nesse resumo, investigado sob o nome fictício de Abel. Assim, esse estudo busca, nessa experiência descrita, amenizar sequelas deixadas pelo necessário ensino-remoto, em virtude da Covid-19, que, infelizmente, foi difundido e implementado de forma desigual, privando alguns de seu acesso à educação e chegando de forma não contemplativa no tocante à aquisição do conhecimento de fato a outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

YANE APARECIDA MESQUITA LUZ , Southwest Bahia State University

Mestre em Genética, Biodiversidade e Conservação (UESB). Servidora pública municipal lotada na Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista/BA. Contato: yanemesquita@bol.com.br.

ANA LUIZA SALGADO CUNHA , Southwest Bahia State University

Doutora em Educação (UFSCar). Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Contato: ana.luiza@uesb.edu.br.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008a.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10ª. ed. Campinas: Autores Associados, 2008b.

STRECK, D. R. 2021. Desigualdade e Educação: Mais uma revolução inacabada? Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 26, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

LUZ , YANE APARECIDA MESQUITA; CUNHA , ANA LUIZA SALGADO. RESQUÍCIOS DE UMA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 144–149, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2119. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 2: Narrando Histórias: Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI)