EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO POLÍTICO E PEDAGÓGICO NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

Analfabetismo, Educação do Brasil, Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Resumo

O presente ensaio é fruto dos estudos realizados na disciplina DFCH0813 Educação de Pessoas Jovens e Adultas I, no curso de Pedagogia e tem como objetivo refletir sobre os desafios acerca da implementação da Educação de Pessoas Jovens e Adultos – EJA, ao longo da História da Educação Brasileira. Para tanto, partiu-se de uma contextualização acerca desses desafios, que perpetuam desde os primórdios da educação no Brasil, que se inicia em meados do século XVI, com a chegada dos Jesuítas em nosso país até os dias atuais. Nesse contexto, ora verificam-se avanços ora recuos por meio das políticas e práticas institucionalizadas. O fato é que os índices ainda registram a existência de milhares de pessoas jovens e adultas sem acesso à escolarização e, consequentemente, analfabetas e ou com baixo grau de instrução.  Neste sentido, conclui-se que o estado brasileiro enfrenta ainda um grande desafio que vem perpassando os séculos: trata-se da alfabetização de todas as pessoas jovens e adultas e garantir a continuidade de seus estudos, de modo que contribua para a ampliação de uma sociedade desigual.

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Biografia do Autor

IGOR FERREIRA DANTAS, Southwest Bahia State University

Graduando do curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência/CAPES - PIBID

E-mail: igorcl925@gmail.com.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2529640457002727

Orcid: https://orcid.org/0009-0004-5564-8493

CLAUDIONOR ALVES DA SILVA, Southwest Bahia State University

Professor de Alfabetização e didática da área de educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Inicial - (GEPALI) e tem experiência na área de Educação, com ênfase ensino da língua materna e pesquisa nos seguintes temas: alfabetização inicial, leitura e escrita. Email: claudionor.silva@uesb.edu.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/8663984042921525

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9329-0523

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

DANTAS, IGOR FERREIRA; DA SILVA, CLAUDIONOR ALVES. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO POLÍTICO E PEDAGÓGICO NO CONTEXTO BRASILEIRO. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 129–133, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2116. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 2: Narrando Histórias: Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI)