EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO POLÍTICO E PEDAGÓGICO NO CONTEXTO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Analfabetismo, Educação do Brasil, Educação de Pessoas Jovens e AdultasResumo
O presente ensaio é fruto dos estudos realizados na disciplina DFCH0813 Educação de Pessoas Jovens e Adultas I, no curso de Pedagogia e tem como objetivo refletir sobre os desafios acerca da implementação da Educação de Pessoas Jovens e Adultos – EJA, ao longo da História da Educação Brasileira. Para tanto, partiu-se de uma contextualização acerca desses desafios, que perpetuam desde os primórdios da educação no Brasil, que se inicia em meados do século XVI, com a chegada dos Jesuítas em nosso país até os dias atuais. Nesse contexto, ora verificam-se avanços ora recuos por meio das políticas e práticas institucionalizadas. O fato é que os índices ainda registram a existência de milhares de pessoas jovens e adultas sem acesso à escolarização e, consequentemente, analfabetas e ou com baixo grau de instrução. Neste sentido, conclui-se que o estado brasileiro enfrenta ainda um grande desafio que vem perpassando os séculos: trata-se da alfabetização de todas as pessoas jovens e adultas e garantir a continuidade de seus estudos, de modo que contribua para a ampliação de uma sociedade desigual.
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Referências
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