RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Experiência de estágio, Formação profissional, Autonomia

Resumo

Este resumo expandido apresenta o relato de uma experiência de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no período de 01 de abril de 2024 a 26 de abril de 2024. A escola onde o estágio foi realizado é pública e está localizada no município de Vitória da Conquista – BA. Os objetivos dessa experiência foram: desenvolver habilidades práticas para a atuação docente no cotidiano escolar; aplicar conhecimentos teóricos acumulados durante a graduação; e, vivenciar a gestão de sala de aula. No decorrer desse período, foi possível adquirir diversas aprendizagens, como, criar estratégias para facilitar a assimilação dos conteúdos, utilizar metodologias ativas, lidar com a diferença nos ritmos de aprendizagem, adaptar os planejamentos para atender às demandas individuais de cada educando e reconhecer possibilidades de melhoria para futuras atuações. Para detalhar o que foi realizado durante este estágio, o presente estudo está organizado em três etapas principais, sendo a primeira uma introdução sobre a experiência vivenciada na escola campo de estágio, a segunda trará uma breve reflexão crítica sobre as situações vivenciadas que foram significativas e marcantes, e ao final, serão apresentadas algumas considerações finais sobre as aprendizagens adquiridas, os saberes experimentados e possibilidades futuras de aperfeiçoamento pessoal e profissional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JULIANA SANTOS SILVA, Southwest Bahia State University

Discente do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. E-mail: 201920037@uesb.edu.br.

CAMILA RODRIGUES LOPES DE AZEVEDO, Southwest Bahia State University

Discente do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. E-mail: 201920597@uesb.edu.br

Referências

FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. 63ª edição - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020a.

FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. 73ª edição – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b.

GARCIA, Alexandra. Encontros e processos formativos: uma conversa sobre currículos e estágio na formação de professores. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES. Vitória, ES. a. 10, v. 19, n. 38, p. 11-34, jul./dez. 2013.

OSTETTO, Luciana Esmeralda; MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. NAS VEREDAS DO ESTÁGIO DOCENTE: (RE)APRENDER A OLHAR. Olhar de Professor, vol. 22, 2019. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=68462591001. Acesso em: 12 de fevereiro de 2023.

PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. 3ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2006.

SIMÕES, E. A. et al. Formação de professores para o ensino híbrido: análise da percepção docente sobre o uso de metodologias ativas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.2, p. 16391-16415 fev. 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

SILVA, JULIANA SANTOS; DE AZEVEDO, CAMILA RODRIGUES LOPES. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 42–47, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2070. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 1: Relatos de Experiências: Pibid, Residência Pedagógica, Pibic e Estágios