ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: DESAFIOS E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO ENSINO BÁSICO

Autores

Palavras-chave:

Representação, População Negra, Livro Didático de Ciências

Resumo

Este resumo apresenta o projeto "África na sala de aula: historicidades, saberes e vivências", realizado com estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED). A iniciativa visou promover uma maior compreensão da história africana aplicada em sala de aula, desconstruindo preconceitos e evidenciando a proeminência do continente para a origem da humanidade, das civilizações, das culturas, bem como sua notável colaboração para a constituição da identidade brasileira. Desenvolvido ao longo da II unidade, o projeto teve sua culminância em uma exposição de painéis educativos, no dia 28 de setembro, condicionada ao ambiente escolar e que emergiu de métodos e desafios encontrados durante o percurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RAIANE ARAGÃO SILVA, Southwest Bahia State University

Graduanda do curso de licenciatura em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Email: aragaoraiane7@gmail.com; Lattes: https://lattes.cnpq.br/8780410325875002; Orcid: https://orcid.org/0009-0000-7362-2511

ELAINE DE JESUS SILVA HONÓRIO, Southwest Bahia State University

Graduada no curso de licenciatura em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Email: elainedejesus0009@gmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/3134628168081142; Orcid: https://orcid.org/0009-0003-5334-4237

IARLA DA SILVA NOVAES, Southwest Bahia State University

Graduanda do curso de licenciatura em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Email: 201920355@uesb.edu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/2529640457002727; Orcid: https://orcid.org/0009-0004-5564-8493

Referências

APPLE, M. W. Cultura e comércio do livro didático. In: Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, p.81-105.

ASANTE, M. K. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, E. L. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 279 p.

BARROS, D. M. A. Na Perspectiva da Afrocentricidade: desvelando o espaço escolar através dos olhos da pessoa negra - uma investigação das representações imagéticas em livros didáticos de Ciências, Capistrano (CE) - Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). 2024. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Formação Docente) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará, 2024.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295-316.

CHARTIER, R. O mundo como representação. In: Estudos Avançados. 5, n. 11. São Paulo Jan./Abr, 1991.

CHARTIER, R. História Cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Rio de Janeiro: Memória e Sociedade, 2002a. 244 p.

CHARTIER, R. À Beira da Falésia: a história entre incertezas e inquietude. Porto Alegre: UFRGS, 2002b. 277 p.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, dez. 2004.

CRESWELL, J. W; CRESWELL, J. D. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Trad. Sandra M. M. da Rosa. 5ª. ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 234 p.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1981.

JAMESON, F. Pós-modernismo: uma lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco e Iná Camargo Costa. São Paulo: Ática, 2004. 209 p.

HIRANAKA, R. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências. São Paulo: FTD, 2018.

NUNES, S. S. Racismo Contra Negros: um estudo sobre o preconceito sutil. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo. 2010. 227 f.

RABAKA, R. Teoria crítica africana. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p.129-146.

SÁ-SILVA, J. R et al. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, 2009.

XAVIER, M. C. F; FREIRE, A. de S; MORAES, M. O. A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência e Educação, Bauru – SP, v. 12, n. 3, p. 275-289, 2006.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

SILVA, RAIANE ARAGÃO; HONÓRIO, ELAINE DE JESUS SILVA; NOVAES, IARLA DA SILVA. ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: DESAFIOS E APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO ENSINO BÁSICO. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 436–442, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2527. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 10: Sujeitos Sociais, Inclusão e Diversidade