A JUVENTUDE BRASILEIRA TAMBÉM ESTÁ NA “ROÇA”: Trajetórias escolares de jovens mulheres rurais do interior baiano
Palavras-chave:
Trajetórias escolares, Jovens mulheres rurais, Interior baianoResumo
Considerando que cada indivíduo possui percursos estudantis distintos em um país marcado pela desigualdade social e escolar, o objetivo desta pesquisa é compreender quais são as trajetórias escolares vivenciadas pelas jovens mulheres rurais residentes de Baixa do Panela, povoado rural do município de Belo Campo-BA, entendendo a importância de abordar as particularidades e o papel do processo de escolarização das jovens interioranas para a formação de suas respectivas perspectivas de vida. A investigação, de cunho qualitativo, irá se pautar, inicialmente, em um levantamento bibliográfico contemplando estudos do campo da sociologia e sociologia da educação em relação às possibilidades de juventude(s) e suas peculiaridades, e abordagens em relação às trajetórias escolares de camadas populares e alguns aspectos que as acompanham. A metodologia de pesquisa, seguindo a abordagem proposta pelo método qualitativo, utilizará como instrumento para obtenção de dados entrevistas semiestruturadas, juntamente com um questionário estruturado. Ao investigar a juventude brasileira, em especial, as trajetórias escolares das jovens mulheres rurais do interior baiano, o presente trabalho visa contribuir para o campo da Sociologia da Educação.
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