USO DA MÚSICA COMO RECURSO MEDIADOR DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ABORDAGENS DIDÁTICAS A PARTIR DO USO DE CANÇÕES
Palavras-chave:
Raciocínio Geográfico, Geografia Urbana, Recurso mediadorResumo
No presente trabalho há uma tentativa de se desenvolver uma prática na aula de Geografia utilizando a música enquanto recurso mediador para o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico, processo cognitivo que se faz presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), presente nas discussões de professores de Geografia no Brasil e no mundo. No decorrer do texto são trazidas literaturas que discutem a respeito de perspectivas sobre práticas do professor de Geografia, definições sobre o Raciocínio Geográfico e considerações sobre o uso da música enquanto recurso mediador nas aulas da disciplina. Além disso, se faz presente no texto uma proposta de oficina em sala de aula explorando uma canção brasileira, rica em situações geográficas que podem ser identificadas e trabalhadas durante o processo de ensino-aprendizagem. A presente discussão propõe caminhos para se construir alternativas de ensino que podem aperfeiçoar a prática do professor em sala de aula, atendendo, sobretudo, aos princípios do Raciocínio Geográfico.
Downloads
Referências
AMARANTE, R. Um Milhão. Champaign, Illinois: Polyvinyl Record Co, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rc-Q9QU4w30 Acesso em: 11/09/2024.
BARCELLOS, C. R. H.; COPATTI, C. A música no ensino de Geografia: Aportes para compreender as regionalidades a partir do lugar. Revista Geografar, Curitiba, v.16, n.2, p.470-485, jul. a dez./2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/82189/45535. Acesso em: 6 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CALLAI, H. C; CASTELLAR, S. M. V; CAVALCANTI, L. S. Geografia Escolar e sua investigação. In: CASTELLAR, S. M. V. et al. (Org.) Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.
GIROTTO, E. D. Qual Raciocínio? Qual Geografia? Considerações Sobre O Raciocínio Geográfico Na Base Nacional Comum Curricular. GEOgraphia, v. 23, n. 51, 2 dez. 2021. Acesso em: 6 set. 2024.
MELLO, J. B. F. O Rio de Janeiro dos compositores da música popular brasileira - 1928/1991 - Uma introdução à Geografia humanística. João Baptista Ferreira de Mello. - Rio de Janeiro: UFRJ. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca- catalogo.html?id=224063&view=detalhes. Acesso em: 06 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.