USO DA MÚSICA COMO RECURSO MEDIADOR DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ABORDAGENS DIDÁTICAS A PARTIR DO USO DE CANÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Raciocínio Geográfico, Geografia Urbana, Recurso mediador

Resumo

No presente trabalho há uma tentativa de se desenvolver uma prática na aula de Geografia utilizando a música enquanto recurso mediador para o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico, processo cognitivo que se faz presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), presente nas discussões de professores de Geografia no Brasil e no mundo. No decorrer do texto são trazidas literaturas que discutem a respeito de perspectivas sobre práticas do professor de Geografia, definições sobre o Raciocínio Geográfico e considerações sobre o uso da música enquanto recurso mediador nas aulas da disciplina. Além disso, se faz presente no texto uma proposta de oficina em sala de aula explorando uma canção brasileira, rica em situações geográficas que podem ser identificadas e trabalhadas durante o processo de ensino-aprendizagem. A presente discussão propõe caminhos para se construir alternativas de ensino que podem aperfeiçoar a prática do professor em sala de aula, atendendo, sobretudo, aos princípios do Raciocínio Geográfico.

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Biografia do Autor

Helder Porto DA SILVA, Southwest Bahia State University

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Maria Luiza Amaral de Jesus ANDRADE, Southwest Bahia State University

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

DA SILVA, Helder Porto; ANDRADE, Maria Luiza Amaral de Jesus. USO DA MÚSICA COMO RECURSO MEDIADOR DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ABORDAGENS DIDÁTICAS A PARTIR DO USO DE CANÇÕES. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 387–392, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2518. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 9: Didática, Formação Docente e Currículo na Educação Básica