ENTRE O AXÉ E A PALAVRA: O MULTICULTURALISMO, A RESISTÊNCIA INSTITUCIONAL E A REALIDADE DA JUVENTUDE CANDOMBLECISTA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Palavras-chave:
Autoafirmação identitária, Instituições de ensino, CandombléResumo
Entre o axé e a palavra possuem inúmeros significados quando nos colocamos a analisar que palavra é essa. Qual tem sido a palavra proferida nas instituições de ensino em relação a religiosidade que chega nesses espaços? Neste trabalho, as vivências dão voz à teoria, exemplificam o cientificismo e trazem à tona a realidade das juventudes que chegam cada vez mais dispostas às suas autoafirmações identitárias. As atividades de estágio onde pudemos, com autonomia, aplicar ações temáticas possibilitaram a realização de cine debates e oficinas em torno do tema racismo religioso. É através dessas experiências e adensados em autores como Caputo (2008), Gomes (2013), Nascimento (2016) e Hall (2017) que vamos propor o início de uma discussão acerca do candomblé que chega às escolas através dos corpos dos seus alunos e como o processo de ensino e aprendizagem e a permanência se torna cada vez mais difícil através de ações institucionais, repreensões diretas de professores para alunos e o racismo religioso entre pares, em momentos específicos de recreação.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
CAPUTO, Stela Guedes. Ogan, adósu, òjè, ègbónmi e ekedi-O candomblé também está na escola. Mas como. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas, v. 10, 2008.
COSSARD, Gisele Omindarewá et al. Awó: o mistério dos orixás. Pallas Editora, 2006.
GOMES, Janaina Damaceno. Os segredos de Virgínia: estudo de atitudes raciais em São Paulo (1945-1955). 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, [S. l.], v. 22, n. 2, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71361. Acesso em: 24 jul. 2024.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. – 3.ed. – São Paulo: Perspectivas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.