ENTRE O AXÉ E A PALAVRA: O MULTICULTURALISMO, A RESISTÊNCIA INSTITUCIONAL E A REALIDADE DA JUVENTUDE CANDOMBLECISTA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores

Palavras-chave:

Autoafirmação identitária, Instituições de ensino, Candomblé

Resumo

Entre o axé e a palavra possuem inúmeros significados quando nos colocamos a analisar que palavra é essa. Qual tem sido a palavra proferida nas instituições de ensino em relação a religiosidade que chega nesses espaços? Neste trabalho, as vivências dão voz à teoria, exemplificam o cientificismo e trazem à tona a realidade das juventudes que chegam cada vez mais dispostas às suas autoafirmações identitárias. As atividades de estágio onde pudemos, com autonomia, aplicar ações temáticas possibilitaram a realização de cine debates e oficinas em torno do tema racismo religioso. É através dessas experiências e adensados em autores como Caputo (2008), Gomes (2013), Nascimento (2016) e Hall (2017) que vamos propor o início de uma discussão acerca do candomblé que chega às escolas através dos corpos dos seus alunos e como o processo de ensino e aprendizagem e a permanência se torna cada vez mais difícil através de ações institucionais, repreensões diretas de professores para alunos e o racismo religioso entre pares, em momentos específicos de recreação.

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Biografia do Autor

Leonardo Santana BARRETO, Southwest Bahia State University

Graduando em licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Institucional - PETI Ciências Sociais. Vinculado ao grupo de pesquisa Ojú Obirin- Observatório de Mulheres Negras (CNPq- UESB) com foco de pesquisa em trajetórias de mulheres negras no campo da psicanálise no Brasil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prisões, Violência e Direitos Humanos - NEPP, vinculado ao grupo de estudos sobre prevenção da violência nos espaços escolares.

Micaely Santos DIAS, Southwest Bahia State University

Graduanda em licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Institucional – PETI Ciências Sociais. Vinculada ao grupo de pesquisa Ojú Obirin – Observatório de Mulheres Negras (CNPq-UESB) com foco de pesquisa em transição capilar: o processo de subjetivação das pessoas negras universitárias. Membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prisões, Violência e Direitos Humanos – NEPP, vinculada ao grupo de estudos sobre prevenção da violência nos espaços escolares.

Natália Oliveira BARBOSA, Southwest Bahia State University

Graduanda em licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Bolsista do Programa de Educação Tutorial Institucional – PETI Ciências Sociais. Vinculada ao grupo de pesquisa Ojú Obirin – Observatório de Mulheres Negras (CNPq-UESB) com foco de pesquisa em agência de mulheres negras e das lideranças femininas quilombolas da Comunidade Remanescente de Quilombo do Bomba – Bahia.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

CAPUTO, Stela Guedes. Ogan, adósu, òjè, ègbónmi e ekedi-O candomblé também está na escola. Mas como. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas, v. 10, 2008.

COSSARD, Gisele Omindarewá et al. Awó: o mistério dos orixás. Pallas Editora, 2006.

GOMES, Janaina Damaceno. Os segredos de Virgínia: estudo de atitudes raciais em São Paulo (1945-1955). 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, [S. l.], v. 22, n. 2, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71361. Acesso em: 24 jul. 2024.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. – 3.ed. – São Paulo: Perspectivas, 2016.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

BARRETO, Leonardo Santana; DIAS, Micaely Santos; BARBOSA, Natália Oliveira. ENTRE O AXÉ E A PALAVRA: O MULTICULTURALISMO, A RESISTÊNCIA INSTITUCIONAL E A REALIDADE DA JUVENTUDE CANDOMBLECISTA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 459–464, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2531. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

GT 10: Sujeitos Sociais, Inclusão e Diversidade