EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

Palavras-chave:

Educação, Emancipação, Tecnicismo

Resumo

O presente resumo tem como objetivo refletir sobre os dilemas e desafios enfrentados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo da história da educação brasileira. Essa reflexão se deu a partir dos estudos realizados na disciplina DFCH0813 Educação de Pessoas Jovens e Adultas I, no curso de Pedagogia. Assim, o questionamento: até que ponto se faz necessária a oferta da Educação de Jovens e Adultos no Brasil do século XXI? direciona a discussão do texto. Esse questionamento compreende a existência de dilemas e desafios em relação a EJA. Para melhor compreender essa problemática, desenvolveu-se um estudo bibliográfico, considerando os aspectos históricos e políticos, durante o Período Militar (1964) e uma articulação com as ideias do educador Paulo Freire. Esse estudo revela que, a EJA no país continua não sendo prioridade, pois embora sejam previstos em lei recursos específicos para essa modalidade de ensino e diretrizes próprias, na prática, pouco se tem efetivado. Portanto, são necessárias políticas de estado voltada para a EJA, professores capacitados para essa modalidade de ensino e proposta pedagógica fundamentada em uma educação que seja de fato libertadora, no sentido freireano.

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Biografia do Autor

ANA CLARA MEIRA DE CASTRO , Southwest Bahia State University

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: anameira2124@gmail.com.

CLAUDIONOR ALVES SILVA, Southwest Bahia State University

Dr. Professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail:  claudionor.silva@uesb.edu.br.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

DE CASTRO , ANA CLARA MEIRA; SILVA, CLAUDIONOR ALVES. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA FREIREANA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 134–139, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2117. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 2: Narrando Histórias: Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI)