EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA FREIREANA
Palavras-chave:
Educação, Emancipação, TecnicismoResumo
O presente resumo tem como objetivo refletir sobre os dilemas e desafios enfrentados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo da história da educação brasileira. Essa reflexão se deu a partir dos estudos realizados na disciplina DFCH0813 Educação de Pessoas Jovens e Adultas I, no curso de Pedagogia. Assim, o questionamento: até que ponto se faz necessária a oferta da Educação de Jovens e Adultos no Brasil do século XXI? direciona a discussão do texto. Esse questionamento compreende a existência de dilemas e desafios em relação a EJA. Para melhor compreender essa problemática, desenvolveu-se um estudo bibliográfico, considerando os aspectos históricos e políticos, durante o Período Militar (1964) e uma articulação com as ideias do educador Paulo Freire. Esse estudo revela que, a EJA no país continua não sendo prioridade, pois embora sejam previstos em lei recursos específicos para essa modalidade de ensino e diretrizes próprias, na prática, pouco se tem efetivado. Portanto, são necessárias políticas de estado voltada para a EJA, professores capacitados para essa modalidade de ensino e proposta pedagógica fundamentada em uma educação que seja de fato libertadora, no sentido freireano.
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