A CONTRA-CONSERVA: PRÁTICAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO

Autores

  • Gabriel Max da Silva OLIVEIRA Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Contra-conserva, Ensino dramático e artístico-pedagógico, Relação

Resumo

A contra-conserva surge a partir da compreensão dramática de que temos atos espontâneos e conservados culturalmente, podendo as conservas contribuírem para o desenvolvimento educacional dos sujeitos ou causar estagnação, impedimentos ao desenvolvimento educacional. É para esta segunda que serve a contra-conserva, o rompimento com a estagnação. Este texto, partindo do relato de experiência como método de escrita, apresenta a arte como metodologia de ensino, pautando as relações, seus agentes e possibilidades, como espaço de elucubração de processos de ensino-aprendizagem adequados à cada demanda. Ao propor um detalhamento, o texto relata quatro experiências de ensino: Banca 1, Banca 2, Estágio 1 e Estágio 2. Cada item detalhado apresenta particularidades das relações que o texto discute mais a frente. Essas relações são ainda divididas em relações composicionais (referente aos agentes que a compõem) e relações situacionais (referente a possibilidade de se relacionar). Todos esses elementos têm por objetivo facilitar a compreensão do que o autor deseja discutir enquanto ensino dramático e artístico-pedagógico, uma ação mobilizadora de afetos, signos e sentidos.

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Biografia do Autor

Gabriel Max da Silva OLIVEIRA, Southwest Bahia State University

Pós-graduando em Arte na Educação: Música, Teatro e Dança pela Faculdade Emir Borges - FEB; graduando
em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. graduado em Psicologia
(bacharel e licenciado) pela UESB; E-mail gabrielmaxdasilvaoliveira@gmail.com.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

OLIVEIRA, Gabriel Max da Silva. A CONTRA-CONSERVA: PRÁTICAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO . Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 429–433, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2535. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 10: Sujeitos Sociais, Inclusão e Diversidade