A CONTRA-CONSERVA: PRÁTICAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO
Palavras-chave:
Contra-conserva, Ensino dramático e artístico-pedagógico, RelaçãoResumo
A contra-conserva surge a partir da compreensão dramática de que temos atos espontâneos e conservados culturalmente, podendo as conservas contribuírem para o desenvolvimento educacional dos sujeitos ou causar estagnação, impedimentos ao desenvolvimento educacional. É para esta segunda que serve a contra-conserva, o rompimento com a estagnação. Este texto, partindo do relato de experiência como método de escrita, apresenta a arte como metodologia de ensino, pautando as relações, seus agentes e possibilidades, como espaço de elucubração de processos de ensino-aprendizagem adequados à cada demanda. Ao propor um detalhamento, o texto relata quatro experiências de ensino: Banca 1, Banca 2, Estágio 1 e Estágio 2. Cada item detalhado apresenta particularidades das relações que o texto discute mais a frente. Essas relações são ainda divididas em relações composicionais (referente aos agentes que a compõem) e relações situacionais (referente a possibilidade de se relacionar). Todos esses elementos têm por objetivo facilitar a compreensão do que o autor deseja discutir enquanto ensino dramático e artístico-pedagógico, uma ação mobilizadora de afetos, signos e sentidos.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
MAY, Rollo. A Coragem de Criar. Aulyde Rodrigues: trad., 5 ed. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1982.
MORENO, Jacob L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1972.
OLIVEIRA, Érika C. S.; ARAÚJO, Maria F. Aproximações do Teatro do Oprimido com a
Psicologia e o Psicodrama. São Paulo: Psicologia: Ciência e Profissão, 2012.
RODRIGUES, Rafaela N. L.; SOUZA, Leonardo J.; TREVISO, Vanessa C. Arte-educação: a
relevância da arte no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cadernos de Educação:
Ensino e Sociedade, Bebedouro, 2017.
SAEKI Toyoko. O Psicodrama Pedagógico: Estratégia para a Humanização das Relações
de Trabalho. Brasília: Rev Bras Enferm, 2022.
VILLAÇA, Iara C. Arte-educação: a arte como metodologia educativa. Cairu em Revista,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.