A COMUNIDADE SURDA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: uma análise no município de Vitória da Conquista

Autores

Palavras-chave:

Comunidade Surda, Espaço Não Formal de Educação, Linguagem de Sinais

Resumo

A concepção pedagógica dos Espaços Não Formais de Educação (ENFE) está embasada no modelo de ensino e aprendizagem voltado para as experimentações, observações e senso crítico no que diz respeito aos diversos tipos de conhecimento, tanto empírico e científico. A pesquisa foi realizada no espaço da Central de Interpretação de Libras (CIL), um lugar de respeito pela diversidade, inclusão social e disseminação do conhecimento por meio da língua de sinais. O presente estudo analisa a educação inclusiva em espaços não formais de educação, na tentativa de compreender como é a comunicação em Libras no cotidiano daqueles que necessitam de atenção especial por alguma condição de surdez. Os resultados apontam que o cidadão surdo se manifesta, quanto à hegemonia de sua identidade, através da sua participação em eventos públicos que valorizam a sua cidadania e de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Assim, no ENFE tal envolvimento dá-se por meio de oficinas itinerantes, instrumentalização da língua de sinais e a participação dos órgãos públicos na construção de uma sociedade inclusiva e participativa.

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Biografia do Autor

Denise Silva DA PAIXÃO, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia (UFBA).

Elisângela Andrade Moreira CARDOSO, Southwest Bahia State University

Doutoranda em Linguística (PPGLin/UESB), Mestra em Educação (PPGEd/UESB) e em Docência Universitária (UTN/AR); Professora na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista – BA.

Karina Moreira MENEZES, Southwest Bahia State University

 Doutora em Educação; Professora na Faculdade de Educação (FACED/UFBA).

Referências

BAHIA. Caravana dos Direitos Humanos. Governo do Estado da Bahia, 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Brasília, 2023.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Regulamento. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Cidades e Estados: Vitória da Conquista, 2022.

ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Genebra, 1948.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

DA PAIXÃO, Denise Silva; CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira; MENEZES, Karina Moreira. A COMUNIDADE SURDA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: uma análise no município de Vitória da Conquista. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 352–356, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2450. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 8: Processos Educativos Não Escolares