COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Entre a teoria e a prática na Gestão Educacional

Autores

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Formação continuada, Gestão escolar

Resumo

Este resumo expandido analisa a complexidade do papel do coordenador pedagógico na gestão escolar, destacando a importância de equilibrar demandas emergenciais com a necessidade de desenvolver ações pedagógicas planejadas para a formação docente. Através de uma revisão sistemática da literatura, foram identificados os principais desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos e as estratégias necessárias para garantir a eficácia de sua atuação. A abordagem qualitativa e exploratória revela que a mediação de relações pedagógicas e a formação continuada são cruciais para melhorar a qualidade do ensino. A transformação das práticas educacionais depende de um entendimento crítico e reflexivo do papel do coordenador pedagógico, alinhado às necessidades emergentes do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Sousa SANTOS, Southwest Bahia State University

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Juliana Santos SILVA, Southwest Bahia State University

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Camila Rodrigues Lopes DE AZEVEDO, Southwest Bahia State University

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Referências

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação Pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n.1, p. 117-131, jan./jun. Santos-SP, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

SANTOS, Amanda Pirassol dos. Os múltiplos papéis do coordenador pedagógico. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 08, Ed. 03, Vol. 03, pp. 31-44. Março de 2023. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/papeis-do-coordenador. Acesso em: 14 de julho de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

SANTOS, Aline Sousa; SILVA, Juliana Santos; DE AZEVEDO, Camila Rodrigues Lopes. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Entre a teoria e a prática na Gestão Educacional. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 282–286, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2434. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 6: Política Educacional e Gestão Escolar