COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Entre a teoria e a prática na Gestão Educacional
Palavras-chave:
Coordenação pedagógica, Formação continuada, Gestão escolarResumo
Este resumo expandido analisa a complexidade do papel do coordenador pedagógico na gestão escolar, destacando a importância de equilibrar demandas emergenciais com a necessidade de desenvolver ações pedagógicas planejadas para a formação docente. Através de uma revisão sistemática da literatura, foram identificados os principais desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos e as estratégias necessárias para garantir a eficácia de sua atuação. A abordagem qualitativa e exploratória revela que a mediação de relações pedagógicas e a formação continuada são cruciais para melhorar a qualidade do ensino. A transformação das práticas educacionais depende de um entendimento crítico e reflexivo do papel do coordenador pedagógico, alinhado às necessidades emergentes do ambiente escolar.
Downloads
Referências
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação Pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n.1, p. 117-131, jan./jun. Santos-SP, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
SANTOS, Amanda Pirassol dos. Os múltiplos papéis do coordenador pedagógico. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 08, Ed. 03, Vol. 03, pp. 31-44. Março de 2023. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/papeis-do-coordenador. Acesso em: 14 de julho de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.