O ASPECTO DA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO: DIÁLOGOS TRAÇADOS NO COMMUNICATION CAFÉ

Autores

Palavras-chave:

Formação identitária, Inglês, Communication Café

Resumo

Este estudo procura apresentar e discutir aspectos ligados à nossa formação docente, em particular, a nossa formação identitária enquanto futuros professores de inglês como língua estrangeira. Neste estudo, compreendemos a formação identitária do docente como algo em construção (FREIRE, 1996, NÓVOA, 1992), inacabado e passível de transformações constantes. Sendo assim, como pensarmos sobre algo intangível, mas que pulsa em nós a todo o momento? Como nossas reflexões revelam aspectos de nossa formação identitária em construção? Estas são algumas das questões norteadoras deste estudo e, a partir destas, pudemos discutir sobre o caráter contínuo e diverso de nossa formação; enquanto sujeitos capazes de (re)pensar os caminhos do ensino de inglês no Brasil. Este estudo narrativo (CONNELLY; CLANDININ, 2000), que abre espaços para um movimento de contar e recontar histórias acerca de nossas percepções e experiências ligadas à nossa formação identitária, enquanto discentes do curso de Letras Modernas, nos convida a olhar para a nossa formação e para o futuro do ensino do inglês em nosso país. Este estudo poderá interessar outros futuros-professores e professores de inglês, que atuam e interferem no cenário de ensino de inglês em diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luísa Almeida CARREGOSA, Southwest Bahia State University

Discente do quinto semestre do Curso de Letras Modernas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Campus Vitória da Conquista, bolsista de extensão no projeto Communication Café – 2024/2025.

Clarissa Costa e SILVA, Southwest Bahia State University

Professora Assistente de Língua Inglesa, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários – DELL/UESB/Campus Vitória da Conquista, coordenadora do projeto de extensão Communication Café.

Vitor Manoel Silva OLIVEIRA, Southwest Bahia State University

Discente do sexto semestre do Curso de Letras Modernas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB/Campus Vitória da Conquista, bolsista de extensão no projeto Communication Café – 2024/2025.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KLEIMAN, Angela. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Em: Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, dez, 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242 Acesso em 10/07/2024.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.15-33.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

CARREGOSA, Ana Luísa Almeida; SILVA, Clarissa Costa e; OLIVEIRA, Vitor Manoel Silva. O ASPECTO DA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO: DIÁLOGOS TRAÇADOS NO COMMUNICATION CAFÉ . Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 370–374, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2514. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 9: Didática, Formação Docente e Currículo na Educação Básica