O ASPECTO DA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO: DIÁLOGOS TRAÇADOS NO COMMUNICATION CAFÉ
Palavras-chave:
Formação identitária, Inglês, Communication CaféResumo
Este estudo procura apresentar e discutir aspectos ligados à nossa formação docente, em particular, a nossa formação identitária enquanto futuros professores de inglês como língua estrangeira. Neste estudo, compreendemos a formação identitária do docente como algo em construção (FREIRE, 1996, NÓVOA, 1992), inacabado e passível de transformações constantes. Sendo assim, como pensarmos sobre algo intangível, mas que pulsa em nós a todo o momento? Como nossas reflexões revelam aspectos de nossa formação identitária em construção? Estas são algumas das questões norteadoras deste estudo e, a partir destas, pudemos discutir sobre o caráter contínuo e diverso de nossa formação; enquanto sujeitos capazes de (re)pensar os caminhos do ensino de inglês no Brasil. Este estudo narrativo (CONNELLY; CLANDININ, 2000), que abre espaços para um movimento de contar e recontar histórias acerca de nossas percepções e experiências ligadas à nossa formação identitária, enquanto discentes do curso de Letras Modernas, nos convida a olhar para a nossa formação e para o futuro do ensino do inglês em nosso país. Este estudo poderá interessar outros futuros-professores e professores de inglês, que atuam e interferem no cenário de ensino de inglês em diferentes contextos.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KLEIMAN, Angela. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Em: Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, dez, 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242 Acesso em 10/07/2024.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.15-33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.