FORMAÇÃO DOCENTE: FORMATIVO PARA A INCLUSÃO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Palavras-chave:
Cidadania, Docente, EducaçãoResumo
A discussão sobre educação inclusiva acerca das pessoas com necessidades específicas ganha mais espaço no Brasil a partir de 1990. Destaca-se que para ofertar uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento do cidadão, é preciso considerar a formação necessária para exercer tal função. Logo, a preocupação com a formação do docente é legítima e imprescindível, pois mediante as suas práticas pedagógicas o(a) aluno(a) estará sendo incluído e participando das atividades e propostas educacionais. Desse modo, a construção dessa sociedade, pautada na justiça, solidariedade e liberdade ainda faz parte de um longo processo a ser desenvolvido. Covre (1995, p.9) sinaliza que “ser cidadão significa ter direitos e deveres, ser súdito e ser soberano.”. Ou seja, ser cidadão é compreendido por diversas pluralidades e atravessamentos. Nesse sentido, a formação do docente é necessária para que ocorra uma sociedade politizada, para promover atividades que articule com as necessidades específicas do indivíduo o respeitando e promovendo o seu pleno desenvolvimento. Portanto, a metodologia escolhida foi a pesquisa exploratória, bem como a abordagem qualitativa por se entender que essas escolhas contemplam o tipo de pesquisa aqui proposta, assim a legislação e autores como Covre (1995) e Tannous (2004) fundamentam o escrito.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: Constituição (planalto.gov.br). Acesso em: 26 de junho de 2024.
BRASIL. Ministério de Educação. PORTARIA N.º 1793, DE DEZEMBRO DE 1994. Disponível em: *Microsoft Word - Portaria n 1793.doc (mec.gov.br). Acesso em: 27 de junho de 2024.
COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é Cidadania. 3º edição. São Paulo: Brasiliense, 1995.
LOPES, Juliana Trigueiro Caroca De Queiroga. A FORMAÇÃO DOCENTE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS - um desafio prático. Rio de Janeiro: Campos dos Goytacazes, 2008.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Formação, práticas e lugares. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2012.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologias do trabalho científico. 24. Ed. São Paulo: Cortez, 2016.
TANNOUS, Gysélle Saddi. INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL: Experiências Psicossociais dos Professores da Escola Pública. Mato Grosso do Sul, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.