FORMAÇÃO DOCENTE: FORMATIVO PARA A INCLUSÃO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Autores

Palavras-chave:

Cidadania, Docente, Educação

Resumo

A discussão sobre educação inclusiva acerca das pessoas com necessidades específicas ganha mais espaço no Brasil a partir de 1990. Destaca-se que para ofertar uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento do cidadão, é preciso considerar a formação necessária para exercer tal função. Logo, a preocupação com a formação do docente é legítima e imprescindível, pois mediante as suas práticas pedagógicas o(a) aluno(a) estará sendo incluído e participando das atividades e propostas educacionais. Desse modo, a construção dessa sociedade, pautada na justiça, solidariedade e liberdade ainda faz parte de um longo processo a ser desenvolvido. Covre (1995, p.9) sinaliza que “ser cidadão significa ter direitos e deveres, ser súdito e ser soberano.”. Ou seja, ser cidadão é compreendido por diversas pluralidades e atravessamentos. Nesse sentido, a formação do docente é necessária para que ocorra uma sociedade politizada, para promover atividades que articule com as necessidades específicas do indivíduo o respeitando e promovendo o seu pleno desenvolvimento. Portanto, a metodologia escolhida foi a pesquisa exploratória, bem como a abordagem qualitativa por se entender que essas escolhas contemplam o tipo de pesquisa aqui proposta, assim a legislação e autores como Covre (1995) e Tannous (2004) fundamentam o escrito.

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Biografia do Autor

Ana Clara Meira DE CASTRO, Southwest Bahia State University

Graduanda no curso de Pedagogia, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

DE CASTRO, Ana Clara Meira. FORMAÇÃO DOCENTE: FORMATIVO PARA A INCLUSÃO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 375–380, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2515. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 9: Didática, Formação Docente e Currículo na Educação Básica