QUESTÕES SENSÍVEIS E ENSINO DE HISTÓRIA: É POSSÍVEL HUMANIZAR O CURRÍCULO?

Autores

Palavras-chave:

Temas sensíveis, Ensino de História

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão acerca dos temas sensíveis/controversos no ensino de História da Educação Básica. Por muito tempo, a noção de ciência esteve vinculada ao modelo cartesiano, baseado no modelo das ciências naturais e o ensino de História não fugiu a esse modelo, deixando de lado questões importantes para uma visão crítica da sociedade, o que dificultava que os estudantes reconhecessem sua história e se auto reconhecessem como protagonistas. Nesse contexto, as questões sensíveis ou controversas aparecem nos currículos de História, o que nos leva a diversas reflexões, dentre as quais, o que é definido como um tema sensível e como ele aparece nos diferentes contextos de sala de aula. Genocídios, ditaduras, passados escravocratas: os temas são muitos e diversos e o desafio do professor é inserir discussões que levem em consideração os efeitos dos silenciamentos e traumas em toda uma comunidade ou mesmo sociedades inteiras. No Brasil, há uma clara disputa ideológica por temas ligados à Ditadura Militar e racismo, por exemplo, e a prática pedagógica do professor definirá como esses temas serão abordados, através do reconhecimento de que a sala de aula é um espaço privilegiado de transformação da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cabral LACERDA, Southwest Bahia State University

Professora de História da Rede Estadual da Bahia, Mestranda ProfHistória/UESB, graduanda em Direito/UESB.

Suzala Moreira Reis ARAÚJO, Southwest Bahia State University

Professora de História da Rede Estadual da Bahia, Psicóloga/UESB, Mestranda ProfHistória/UESB.

Referências

BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GIL, Carmen Zeli de Vargas; MESQUITA, Ilka Miglio de. Ensino de História com questões sensíveis. Pensar a Educação em Revista, Florianópolis/Belo Horizonte, ano 6, vol. 6, n. 2, jun-ago 2020.

OLIVEIRA, Margarida Dias de. História do Ensino de História: memória e possibilidades de construção de um domínio. ProfHistória (Livro eletrônico): o dito e o feito. Margarida Dias de Oliveira; Itamar Freitas. Ananindeua: Cabana, 2022.

PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. Ensino de História: passados vivos e educação em questões sensíveis. Revista História Hoje, V.7, nº 13, 2018.

PLAZZA, Rosemary; PRIORI, Angelo. O Ensino de História durante a Ditadura Militar. Disponível em: <http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portais/arquivos/956-4.pdf> Acesso em 18 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

LACERDA, Aline Cabral; ARAÚJO, Suzala Moreira Reis. QUESTÕES SENSÍVEIS E ENSINO DE HISTÓRIA: É POSSÍVEL HUMANIZAR O CURRÍCULO?. Semana de Pedagogia, [S. l.], p. 405–410, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/2521. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GT 9: Didática, Formação Docente e Currículo na Educação Básica