QUESTÕES SENSÍVEIS E ENSINO DE HISTÓRIA: É POSSÍVEL HUMANIZAR O CURRÍCULO?
Palavras-chave:
Temas sensíveis, Ensino de HistóriaResumo
O presente trabalho propõe uma reflexão acerca dos temas sensíveis/controversos no ensino de História da Educação Básica. Por muito tempo, a noção de ciência esteve vinculada ao modelo cartesiano, baseado no modelo das ciências naturais e o ensino de História não fugiu a esse modelo, deixando de lado questões importantes para uma visão crítica da sociedade, o que dificultava que os estudantes reconhecessem sua história e se auto reconhecessem como protagonistas. Nesse contexto, as questões sensíveis ou controversas aparecem nos currículos de História, o que nos leva a diversas reflexões, dentre as quais, o que é definido como um tema sensível e como ele aparece nos diferentes contextos de sala de aula. Genocídios, ditaduras, passados escravocratas: os temas são muitos e diversos e o desafio do professor é inserir discussões que levem em consideração os efeitos dos silenciamentos e traumas em toda uma comunidade ou mesmo sociedades inteiras. No Brasil, há uma clara disputa ideológica por temas ligados à Ditadura Militar e racismo, por exemplo, e a prática pedagógica do professor definirá como esses temas serão abordados, através do reconhecimento de que a sala de aula é um espaço privilegiado de transformação da realidade.
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Referências
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